RESULTADOS OLD SCHOOL FREESTYLE CONTEST

Publicado em: 01/01/2000 00:00

RESULTADOS OLD SCHOOL FREESTYLE CONTEST

Texto: César Cabeleira

Confraternização - Foto: Allison de Carvalho

A manhã dos hotéis de Guará foi animadíssima com hordas de skatistas que se abraçavam e se contavam "velhas" histórias entre um café e um misto quente e riam-se entre si e de novas histórias entre um bolo de cenoura e um suco de laranja.

Passado o café, iniciaram-se romarias de caronas até o mítico Itaguará Country Club, pois aquele domingo estava dedicado às competições da não menos mítica modalidade do Skate, o Freestyle...

Honrando o espírito Old School do evento o Freestyle contou com as categorias Profissional e Grand Master e o que se viu foi um campeonato de altíssimo nível em todos os sentidos.

GRAND MASTER

A competição Grand Master iniciou com Cesar Cabeleira do Rio de Janeiro, mostrando uma rotina burocrática e plástica sempre buscando a segurança que só veio na terceira volta sem erros.

André do Ipiranga incendiou o público presente com uma rotina agressiva e muito segura já mostrando que seria um forte candidato às primeiras posições e manteve o nível nas voltas seguintes.

Quando todos estavam recuperando o fôlego, Edmar Marroca do Rio de Janeiro faz uma 1ª volta com altíssimo grau de dificuldade sem erros, digna dos melhores freestylers do mundo quase arrancando gritos de "já ganhou do público presente", suas voltas seguintes foram muito boas, mas não repetiu a genialidade da primeira.

Em seguida veio Cícero Braz, que é um exemplo para todos que participam de competições Freestyle, pois iniciou na modalidade já com mais de 50 anos e a cada competição se torna um postulante sério as posições da frente.

Neste OSSJ Cícero fez 03 voltas sem erros com manobras muito mais elaboradas e velocidade de um "jovem master".

E falando na turma que transpassou os 50, Rogério Antigo como sempre fez três voltas seguras com manobras de altíssimo grau de dificuldade apenas com alguns erros na 1º volta.

Sim, o "véio" Antigo acabou tirando alguns coelhos da cartola que iriam ser muito úteis no final...

Na sequencia entra Adalberto Ferreira do Rio de Janeiro, o campeão de freestyle AM em Guará na década de 80 mostrou como sempre footworks rápidos mesclados com sequencias de street e muito Skate for Fun.

E falando em grandes campeões do passado, o OSSJ reservava este momento único para todos...

A volta e a volta do "Grande" Osmar Fossa com sua entrada característica girando o skate por sobre a cabeça dando um finger flip, que acertou logo de primeira.

Osmar realizou uma rotina muito boa para alegria de todos que ali presenciavam aquele momento, vale lembrar que o Fossa foi o 1º Skatista desta turma a competir na "gringa".

Por final, na ordem de competição, Paulo Folha surpreende a todos voltando a competir em alto nível contrariando todos os prognósticos.

Sim, o Folha sofreu um acidente automobilístico onde seu carro e ele ficaram muito amassados, mas isso não foi problema, pois o velho FLH com o lado direito todo avariado, mostrou que é sempre um forte concorrente aos troféus dos campeonatos, com uma rotina.

Os juízes tiveram muito trabalho, mesmo...

PROFISSIONAL

Quem esteve em Guará pode acompanhar e presenciar uma competição Profissional onde qualquer um dos competidores poderia sagrar-se campeã, dado o nível de excelência demonstrado pelos atletas que ali compareceram.

A competição foi realizada sob um céu cinza onde um tal de São Pedro fazia combos de freestyle "malabarístico" para impedir que a chuva caísse sobre os nobres skatistas e assim seguiu o campeonato de Freestyle Profissional.

Tudo começa com Marcos Toshiro dando pinta de que iria morder a primeira colocação, sempre com sua rotina cheias de 50/50 de altíssimo grau de dificuldade e combos extremamente criativos, não teve um alto grau de acertos em todas as voltas mas fez voltas impressionantes.

Brownzinho entra na área de competição com footworks frenéticos e acertando tudo absurdamente, o cara vem crescendo exponencialmente depois que passou a viajar para os campeonatos mundiais...

E agora? Já temos dos postulantes a campeões...

Neste momento Atibaia começa a mostrar sua força e colocar suas garras para fora.

Isnard Rocha consegue fazer 03 voltas com alto grau de dificuldade aliados a velocidade e precisão que não se via em suas voltas a muito tempo, ainda arrancou gritos de delírio da galera acertando um 720 a uns 150 Km por hora, aplaudido até por Eddie Elguera (El gato).

E Atibaia não parou por aí, pois era chagada a vez de Matheus Navarro mostrar porque hoje figura entre os melhores freestylers profissionais do mundo com patrocínios e propostas das marcas mais famosas e conceituadas do skate mundial.

Palitinho fez três voltas matadoras mostrando todos os fundamentos, manobras e plasticidade do Freestyle, aliando Old e New School em rotinas que não deixariam a menor dúvida de quem iria pro topo da lista do PRO.

E para fechar a competição Profissional nada mais nada menos que a lenda do Freestyle e do Skate Nacional, dono dos quadrinhos mais bacanas das revistas especializadas e competidor e juiz assíduo dos campeonatos mundiais.

Tai Tai mostrou ao público tudo que existe de técnico e divertido da modalidade, inclusive iniciando uma de suas belas voltas com um hand-stand sobre 3 skates.

Tai Tai fez de tudo, só não fez chover,

Epa !!! Fez sim...

Pois ao final de sua volta ela veio como um banho de bênçãos sobre estes abnegados freestylers que lutam e vencem para manter a modalidade viva e ativa no cenário do Skate nacional e mundial.

GRAND MASTER

1) Rogério Antigo (São Paulo)

2) Edmar Marroca (Rio de Janeiro)

3) Paulo Folha (São Paulo)

4) André do Ipiranga (São Paulo)

5) César Cabeleira (Rio de Janeiro)

6) Osmar Fossa (Atibaia)

7) Cícero Braz (São Paulo)

8) Adalberto Ferreira (Rio de Janeiro)

PROFISSIONAL

1) Mateus Navarro (Atibaia)

2) Isnard Rocha (Atibaia)

3) Marcos Toshiro (São Paulo)

4) Alexandre Brownzinho (São Paulo)

5) Ernani Tai Tai (Rio de Janeiro)

Participantes - Foto: Allison de Carvalho

Isnard Rocha - Foto: Matheus Navarro

Paulo Folha - Foto: Matheus Navarro

André do Ipiranga - Foto: Allison Carvalho

Osmar Fossa - Foto: Matheus Navarro

Cícero Braz - Foto: Allison de Carvalho

Leia Mais


Patrocínio

FAM

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia