OLD SCHOOL SKATE JAM TEVE SUA A MELHOR EDIÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS

Publicado em: 01/01/2000 00:00

OLD SCHOOL SKATE JAM TEVE SUA A MELHOR EDIÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS

Texto: Ed Scander / Fotos: Allison de Carvalho e Petrônio Vilela

A edição de 2015 do Old School Skate Jam entrou para a história do Skate Brasileiro como a melhor dos últimos tempos!

Seja pela quantidade recorde de inscritos, seja pelo alto nível técnico, pela estrutura montada ou pela confraternização vividas por centenas de pessoas, ficará na memória de muita gente por muito tempo.

Os dias de 05 e 06 de Setembro fizeram relembrar os bons tempos do Campeonato Brasileiro de Skate do Itaguará Country Clube, quando nos Anos 80 skatistas de todo Brasil se reuniam para celebrar a alegria de andar de Skate.

Lembrando que o Old School Skate Jam é o campeonato de Skate para categorias Old School há mais tempo acontecendo, chegando na sua 16ª edição, e só perde em longevidade entre todos eventos de Skate no país para o Urussanga Skate Park que este ano chega na sua 21ª edição!

O Old School Skate Jam 2015, organizado pelo skatistas e advogados, Alexandre Birds e Nando Tassara, válido como segunda etapa do Circ. Bras. Banks 2015, atraiu 69 participantes do Amazonas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo procedentes dos municípios de Angra dos Reis, Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo (RS), Blumenau (SC), Manaus (AM), Divinópolis, Belo Horizonte (MG), Americana, Barueri, Campinas, Guaratinguetá, Itanhaém, Jacareí, Pindamonhangaba, Santo André, S. Bernardo do Campo, S. José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté (SP). 

Nando Tassara e Alexandre Birds, anfitriões do Old School Skate Jam

Em 05 de Setembro, dia reservado apenas para treinos oficiais, São Pedro não estava de bom humor e mandou chuvas a toda hora, contudo a organização do evento se articulou rapidamente e conseguiram pela primeira vez da história do local uma cobertura, garantindo a realização da festa mesmo com condições climáticas desfavoráveis!

Entretanto apesar de 06 de Setembro ter amanhecido chovendo, com o passar do tempo o clima foi melhorando e não choveu mais até o final do evento, inclusive o Sol deu as caras algumas vezes.

Então foi muito bacana ver muitas pessoas se divertindo seja praticando Skate no Bowl, no Banks, no Toys e nas quadras do clube ou confraternizando nas arquibancadas ou embaixo das muitas tendas montadas em volta das lendárias pistas de Skate do Itaguará Country Clube!

Também a vinda de uma grande delegação gaúcha composta por 12 skatistas, quase um quinto dos participantes!

Pena que alguns deles compraram passagens aéreas para retornarem ainda em 06 de Setembro e não puderam acompanhar a festa até o final...

Outra bem-vinda foi a delegação mineira com 07 skatistas onde 04 acabaram competindo além dos cariocas que já são da casa há muito tempo.

Vale ressaltar a presença do hexa campeão mundial de Vertical Sandro Dias que veio prestigiar o evento com a família e aproveitou para se divertir no Bowl, engrandecendo ainda mais a festa.

Destaque também  para a participação pela primeira na história de um representante do Amazonas, Elizier Netto, uma lenda do Skate naquela região, o que honrou muito os organizadores.

Elizier Netto (Manaus) Fakie Nose Blunt

Nas sessões no Bowl era como se tivessemos voltando no tempo e assistindo o Campeonato Brasileiro de Skate na década de 80 com apresentações de Ataliba Tio Liba, César Gyrão, Jorge Kuge, Sérgio Negão, Wilson Salada entre outras lendas do nosso estilo de vida/esporte.  

Com tudo pronto para iniciar as competições, ficou a cargo de César Gyrão, Cesinha Silva, Fabinho Junqueira e Júlio Feio reversarem no julgamento das 05 categorias, enquanto que na locução Alexandre Birds e Guto Jimenez dividiram o microfone, Ed Scander ficou responsável pela coordenação de notas e direção de prova enquanto que Nando Tassara pela produção e receber os convidados mais imprensa, inclusive a TV Vanguarda, afiliada da Red Globo no Vale do Paraíba.

O cronograma iniciou com a categoria Grand Master com 27 skatistas divididos em 03 baterias, demonstrando um alto nível técnico, com certeza o mais forte do evento.

Os destaques ficaram com Henrique Migliano, o Banana, sempre executando boas manobras e com uma regularidade incrível, Cris Mateus com seus altos BS Methods no cotovelo e Dadinho Indiani com FS Crailslides, aéreos de Frontiside e Backside nos cotovelos.

Na sequência entraram os grand legends que há muito tempo desfrutam das pistas do local e conhecem cada milimetro como ninguém e foi muito bacana contar com o retorno às competições do Eder Adamantino e Toco Pelliciotti!

Nesta categoria Evandro Luís Cardoso demonstrou estar com o Skate em dia graças às Sessões Old School no Bowl de Madureira, Claudinei Bio ser um verdadeiro tubarão de piscina e Jorge Kuge continuo com o velho e bonito estilo de sempre. 

Jorge Kuge (Jacareí) BS Rock'n"Roll

Com a decisão do Comitê dos profissionais de Bowl, formado pelo Allan Mesquita, Léo Kakinho, Otávio Neto, Pedro Barros e Vitor Simão, de dividir o Circuito Brasileiro de Skate a partir de 2015 as modalidades Banks da Bowl, e havendo somente esta etapa para os grand legends e vintages, o Old School Skate Jam decidiu o ranking das duas categorias nesta temporada. 

Continuando as apresentações havia chegado a vez dos donos da festa, quem mais tempo tem de prática de Skate, os vintages.

A Vintage estava debutando não somente em campeoantos no Brasil como em todo Planeta Terra, já que apenas no nosso país existe uma categoria para skatistas com idade acima de 55 anos!

Elton Rato mostrou que tem muito Skate no pé, Cesinha Chaves com muita elegância nos carvings grinds, tail blocks e roll-ins e Antônio Machado Jr comprovando ser aquele que mais conhece as pistas do Itaguará Country Club, afinal foi ele o projetista delas.

Dando prosseguimento rolou a Legend onde a disputa foi bem acirrada e qualquer um poderia chegar ao pódio, porém James Bigo estava apresentando uma das melhores linhas do fim de semana com FS Airs, Lien Airs e BS Ollies nos cotovelos além de FS Boneless e FS Rock'n'Roll deixando claro quem seria o vencedor do dia.

Destaques também para Jorge Zunga com FS Boardslides, Fakie Rock to Smith Stop e Smith Grind no cotovelo além de Ari Bason e sua linha extensa e criativa que incluia um BS May Day e um Hurricane to Fakie, não podendo esquecer de Marco Aurélio Jeff e seus Bean Plants to Tail no cotovelo.

Antes da Final da Master, todos pararam para assistir a homenagem ao Guto Jimenez, um dos mais estudiosos sobre Skate no mundo, que merecidamente recebeu um trófeu simbolizando muitas décadas de serviços prestados ao desenvolvimento do Skate nacional.

Passada esta justa cerimônia, entraram em cenas os jovens adultos da Master, onde podemos destacar o Feebles Grinds corridos do Cristiano Schramm, os Very Varials to Bean Plant to Fakie do Nicola Grilo, os Blunt Grabs do Rogério Troy, os FS Hurricanes do Marcos Noveline além da linha arrasadora do Júlio Feio que incluia roll-outs Nose Manual into BS May roll-in, FS Smith Grinds Reverses e Smith to FS Rock'n"Roll.

Para encerrar um best trick do grind mais corrido que fez a alegria dos mais jovens, principalmente iniciantes e amadores de plantão.

Na cerimônia de premiação aquela festa costumeira, muita zoação entre os participantes e alergias com amigos e familiares.

Confiram os resultados gerais de todas as cinco categorias:

MASTER

1) Júlio Feio - Rio de Janeiro

2) Nicola Grilo - Rio de Janeiro

3) Rogério Troy - S. José do Rio Preto

4) Marcos Noveline - São Paulo

5) Cristiano Schramm - Tico - S. Leopoldo

6) Guga Tedesco - Caxias do Sul

7) Miguel Kamunga - Blumenau

8) Renato Catatau - Taubaté

9) Elizier Netto - Manaus

10) Roberto Ratinho - Santo André

11) Bento - Guaratinguetá

12) Marcio Sampaio - Rio de Janeiro

13) Alexanda Estaenofi (Alê) - São Paulo

14) Alexandre Oliveira Costa - Pelotas

14) Rodrigo Ferreira Garcia - Pelotas

14) Eduardo Montagna - Pelotas

GRAND MASTER

1) Dadinho Indiani - Taubaté

2) Henrique Banana - São Paulo

3) Cristiano Mateus - São Paulo

4) Ulisses Muricy - São Paulo

5) Sidnei Magal - Rio de Janeiro

6) Fabio Gema - Taubaté

7) Fabio Bob - São Paulo

8) André Xulé - Taubaté

9) Douglas The Flash - São Paulo

10) Maurício Moreira - Santo André

11) Henrique Punk - Porto Alegre

12) Ricardo Tapia - São Paulo

13) Alexandre Duracel - Guaratinguetá

14) Cesinha Silva - Rio de Janeiro

15) Diego Martinez - Novo Hamburgo

16) João Luz - São Paulo

17) Cleiber Binha - Belo Horizonte

18) Maurício Fernandes - Sorocaba

19) Fred Manica       - Pelotas

20) Manu Rezende - Pindamonhangaba

21) Eduardo Dieder (Gugu) - S. Leopoldo

22) Dinho Rejani - Porto Alegre

23) Sandro Blanco - Itanhaém

24) Lício Pan - Rio de Janeiro

25) Rodrigo Chileno - Santo André

25) Cleberson Tavalone - Americana

25) Eduardo Tchincha - São Paulo

LEGEND

1) James Bigo - Jacarei

2) Jorge Zunga - Rio de Janeiro

3) Marco Aurélio Jeff - S. Bernardo do Campo

4) Ari Bason - São Paulo

5) Ed Scander - São Paulo

6) Dota Bones - Belo Horizonte

7) Pedro Tibau - Rio de Janeiro

8) Bruno Pastor - Barueri

9) Nê Loto - Jacarei

10) Juninho Oliveira - Angra dos Reis

11) Mauricio Cebola - São Paulo

GRAND LEGEND

1) Jorge Kuge - Jacarei

2) Claudinei Bio - São Paulo

3) Evandro Luis Cardoso - Rio de Janeiro

4) Ataliba Tio Liba - S. Bernardo do Campo

5) Cesar Gyrão - São Paulo

6) Eder Adamantino - Campinas

7) Toco Pelliciotti - Taubaté

8) Marcello Sinigaglia - Porto Alegre

9) Gino Borges - Rio de Janeiro

10) Denis Beleza - Divinópolis

11) Alexandre de Luca - Rio de Janeiro

11) Paulo Alves de Campos (PC) - Porto Alegre

VINTAGE

1) Antonio Machado Jr - Guaratinguetá

2) Cesinha Chaves - Rio de Janeiro

3) Elton Rato - Belo Horizonte

No final da confraterniização um sentimento de não devia acabar pelos participantes, de dever cumprido pelos organizadores e todos com muitas boas lembranças e esperando o ano passar rápido para poder participar de mais uma edição do Old School Skate Jam.

O Old School Skate Jam 2015 contou com apresentação do Itaguará Country Clube e Prefeitura Estância Turística de Guaratinguetá, através da Secretária de Esportes de Guaratinguetá e patrocínio da Califorfun, City Line, Fomo Vertical, Gosma, Input, Moska, Niggli, Pool Sharks,  Rat Trap, RCSSKT, Stance e Traxart com oficialização da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Júlio Feio (Rio de Janeiro) BS Hurricane

Nicola Grilo (Rio de Janeiro) Piss Dog

Rogério Troy (S. José do Rio Preto) Ollie in to Banks

Cris Mateus (São Paulo) BS Method

Henrique Banana (São Paulo) BS Boneless

Ulisses Muricy (São Paulo) FS Talislide

James Bigo (Jacareí) FS Rock'n'Roll

Jorge Zunga (Rio de Janeiro) FS Boardslide

Marco Aurélio Jeff (S. Bernardo do Campo) FS Carving Grind

Claudinei Bio (São Paulo) Tail Block

Evandro Luís (Rio de Janeiro) BS Hand Plant

Antônio Machado Jr (Guaratinguetá) BS Fifty

Cwsinha Chaves (Rio de Janeiro) FS Grind

Elton Rato (Belo Horizonte) BS Grind Nose Grab

Vista geral do Old School Skate Jam 2015

Leia Mais


Patrocínio

FAM

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia