Você está em:
CBSk realiza palestra sobre doping para atletas e comissão técnica da Seleção Brasileira
Publicado em: 29/08/2022 00:00

A Confederação Brasileira de Skate reuniu nesta segunda-feira (29) atletas e comissão técnica da Seleção Brasileira (Principal e Júnior) para ministrar a palestra Doping antes e durante a competição: o que somos obrigados a saber. O foco do encontro foi compartilhar informação e conscientizar cada vez mais skatistas e comissão técnica sobre o tema.
Tatiana Lobo, gerente de seleções da CBSk, explicou o objetivo da palestra. Qualquer evento chancelado pela CBSk é passível de testagem de doping. É importantíssimo que o atleta tenha conhecimento dos riscos que ele corre ao ingerir qualquer substância. Quando falamos em doping, pensamos em substâncias pesadas para melhorar a performance, mas há muitos remédios do uso comum que também contêm substâncias proibidas. Queremos que os atletas tenham consciência e evitem esses riscos. Porque o maior prejudicado será o próprio atleta.
A palestra foi ministrada pelo médico Mauricio Zenaide, que integra a comissão técnica da CBSk e é o principal ponto de apoio dos atletas para o tema. O profissional passou pelos tipos de drogas que podem ser consideradas doping e os modos de violação que são passíveis de punição pela Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency - Wada).
A apresentação lembrou casos famosos no esporte e citou remédios e suplementos que, por vezes, não são considerados como risco de doping pelos atletas, mas que entram na lista de substâncias proibidas. O encontro também passou pelos métodos a serem adotados em casos específicos, como o uso de medicação por conta de uma emergência médica, por exemplo.
O trabalho de conscientização dos atletas sobre o tema vem sendo reforçado pela CBSk desde o início da primeira corrida olímpica do skate, ainda em 2018.
Leia Mais
Patrocínio


