Matheus Mendes vence STU National em Brasília (DF); título da temporada é de Gabryel Aguilar

Publicado em: 27/10/2025 00:01

Matheus Mendes vence STU National em Brasília (DF); título da temporada é de Gabryel Aguilar

Matheus Mendes - Foto: Pablo Vaz / STU

Festa em dose dupla no Street masculino na capital federal. Para o jovem carioca Matheus Mendes, de apenas 16 anos, que conquistou a etapa de Brasília do STU National em seu primeiro ano entre os principais nomes do skate, e para o paulistano Gabryel Aguilar, que, mesmo fora da final deste domingo (26) no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, levou o título da temporada 2025. O pódio no Distrito Federal ainda teve Sebastian Simonetto em segundo lugar e Vinícius Costa na terceira posição.

Por ser filho de skatista, Matheus subiu no shape pela primeira vez com dois anos de idade. Competição, só a partir dos oito. Chegou a dividir a atenção, por um tempo, com uma outra paixão, o futebol, mas logo percebeu que o Skate seria mesmo a vida que seguiria. Com treinos diários na Praça Duó, um dos picos do Skate na Zona Oeste do Rio, sagrou-se campeão brasileiro amador em 2024, o que lhe garantiu uma vaga no STU deste ano.

“É uma surpresa pra mim, logo no meu primeiro ano entre tantas feras, ganhar uma etapa de STU. Sempre foi um sonho. Já tenho o costume de correr os eventos com pessoas mais velhas que eu e, hoje, são todos parceiros, amigos do coração. Sem eles, não teria chegado a esse nível. Consegui acertar minha última volta e só tenho a agradecer a Deus”, disse Matheus, campeão nesta volta com a nota 80,30.

Quem acompanhava tudo de perto do lado de fora era Gabryel Aguilar, que chegou a Brasília (DF) como líder do ranking, tendo vencido duas das três etapas até então. Na manhã deste domingo (26), ainda com fortes dores no tornozelo, ele não conseguiu passar das semifinais. Mesmo assim, descartou este que foi seu pior resultado no ano e conquistou o título brasileiro com 140.000 pontos, contra 124.000 do vice-campeão Ivan Monteiro e os mesmos 124.000 de Matheus Mendes.

“Agradeço, primeiramente, sempre a Deus por estar aqui e fazer o que eu amo, mesmo machucado e não conseguindo estar na final. Agradecimento especial ao Gui (fisioterapeuta), que fez vários treinos intensos comigo nos últimos dias. Cheguei até a cogitar não disputar o Street Finals. Se não fosse ele, nem teria passado da primeira fase. Claro que também queria ter dado um show nessa final, mas fico feliz por todos que avançaram. Foi uma final de alto nível. Foi um ano muito bom pra mim, eu me dediquei bastante”, desabafou Gabryel.

O STU National de Brasília teve patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e contou com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, teve apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal, em mais um evento homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.

STREET FINALS MASCULINO – RESULTADO FINAL

1º – Matheus Mendes – 80,30

2º – Sebastian Simonetto – 80,08

3º – Vinícius Costa – 74,92

4º – Wallace Gabriel – 72,23

5º – Marcelo Batista – 64,84

6º – Ivan Monteiro – 55,43

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia