Você está em:
Team Brazil Slalom se prepara para eventos na Alemanha e Estados Unidos
Publicado em: 14/07/2025 15:00

O Team Brazil Slalom se prepara para representar o Skateboarding nacional na Alemanha e nos Estados Unidos. A primeira parada será em Stuttgart (ALE), entre os dias 19 e 20 de julho, para o Campeonato Europeu, com presenças confirmadas de Thiago Gardenal e André Gomez Rasta. Na sequência, além da dupla, Bruno Oliveira, Bruno Bou Haya Nobru, Fabio Dery Sprovieri, Pedro Frangulis e Marina Nobrega estarão no US Nationals, com disputas de 15 a 17 de agosto, em Westminster, no Colorado (EUA). Entre os dois eventos, os skatistas ainda terão o BR Nationals, dias 2 e 3 de agosto, em Santa Luzia (MG).
Em 2024, Thiago Gardenal também representou o Brasil no Campeonato Europeu, que aconteceu em Massy, comuna francesa localizada no sudoeste de Paris (FRA). O skatista teve como melhor resultado a quinta colocação nas disputas de Giant. Ele ainda foi o oitavo na Tight e o 12º na Hybrid. O brasileiro fechou a classificação geral da categoria Profissional na oitava posição.
“É o maior campeonato do ano para a Europa. Quem ganhar é o campeão europeu. É uma das maiores pontuações do ano. É um campeonato Major. Estamos na academia, treinando, três a quatro vezes na semana, com suplementação alimentar, psicólogo e fisioterapeuta”, destaca Thiago Gardenal, campeão mundial amador em 2010 e atual campeão brasileiro Open.
O Campeonato Europeu do ano passado teve pódios para o Brasil nas categorias Amador e Master. Campeão mundial amador de 2024, Pedro Frangulis ficou no top 3 nas três modalidades de disputa. Foi campeão da Tight, formando dobradinha com Howard Weiss, terceiro colocado, e ainda terminou como terceiro tanto na Hybrid quanto na Giant, ficando com o bronze na classificação geral.
Na Master, Fabio Dery Sprovieri garantiu o segundo lugar na Tight. Com um quarto lugar na Hybrid, ele terminou a competição com o segundo lugar geral — por conta dos atrasos provocados pela chuva, não houve tempo para realização das disputas de Giant da Master.
Nome que estará presente em 2025, André Gomez Rasta fechou as disputas do Campeonato Europeu do ano passado com o quinto lugar da classificação geral (6º na Tight, 5º na Hybrid e 4º na Giant). O skatista fechou a temporada com o bronze mundial da categoria Masculino Amador, protagonizando uma dobradinha inédita para o Brasil no ranking da International Slalom Skateboarding Association (ISSA).
“A minha expectativa para a viagem é muito boa. Pois assim terei a oportunidade de viajar pelo segundo ano consecutivo para fora e assim ganhar mais bagagem e experiência para subir para Profissional. Agradeço ao Skate por esta oportunidade de vivência que estou tendo e assim farei o meu melhor nos campeonatos que estão por vir. Sigo desde o ano passado treinando forte para poder conquistar minhas metas. Ano passado eu e o Pedro conseguimos o primeiro e terceiro lugar no Amador. Espero este ano repetir a conquista do meu amigo e trazer a dobradinha do Mundial amador para o Brasil. Sei que não é uma tarefa fácil, mas irei fazer o meu melhor para tentar esta conquista para o nosso país”, destaca André Gomez Rasta.
O embarque para a Alemanha acontecerá no dia 16 de julho. Já no dia 10 de agosto, após o BR Nationals (2 e 3 de agosto), os sete brasileiros viajam para os Estados Unidos.
“Depois da Alemanha vamos em sete para os Estados Unidos. Teremos quatro representantes na Pro, eu, Frangulis, Nobru e Bruninho. Rasta e Nina na Amador. E o Dery na Master. Então, teremos representatividade em quatro categorias. É um evento Major também. Estamos super esperançosos. Voltamos do evento na Alemanha, temos o BR Nationals em Minas Gerais e vamos chegar nos Estados Unidos fritando. Inclusive o BR Nationals também conta pontos no ranking da ISSA como evento Main. Também estamos com a chancela para fazer o Mundial aqui no Brasil. O maior evento do ano no mundo, com expectativa de mais de cem gringos aqui”, completa Thiago Gardenal.
O Slalom brasileiro vive momento importante na cena internacional. O ano de 2024 terminou com um feito histórico para o país que, pela primeira vez, conquistou uma dobradinha no pódio da temporada da ISSA, com Pedro Frangulis campeão mundial e André Gomez “Rasta” em terceiro lugar no ranking da categoria Masculino Amador. Bruno Bou Haya Nobru ainda ficou dentro do top 10, com a oitava posição, e Howard Weiss entre os 15 melhores amadores do planeta, com a 13ª colocação.
Em 2023, Pedro Frangulis já havia se sagrado vice-campeão mundial amador pelo ranking da ISSA. Thiago Gardenal e Bruno Oliveira são mais dois nomes que integram essa relação de pódios mundiais com o título (2010) e o segundo lugar (2014), respectivamente, da categoria Masculino Amador.
Na Alemanha e nos Estados Unidos, os skatistas contam com o apoio da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) para o pagamento de seguro viagem, além de recebimento de kit com uniforme.
Leia Mais
Patrocínio


