Brasil inicia disputas de Street da World Cup Rome 2025, nesta quarta (11), com classificatórias femininas

Publicado em: 10/06/2025 20:40

Brasil inicia disputas de Street da World Cup Rome 2025, nesta quarta (11), com classificatórias femininas

Pâmela Rosa - Foto: Julio Detefon / CBSk

Depois de uma semana que terminou com o bronze de Gui Khury no Park, o Skateboarding brasileiro agora parte para as disputas de Street da World Cup Rome 2025. Nesta quarta-feira (11), em Roma (ITA), o evento começa pelas classificatórias femininas, com quatro nomes do Brasil. No final de semana, as semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo worldskate.tv - leia mais abaixo.

Entre as representantes do Skate feminino nacional estará a olímpica Pâmela Rosa. Além dela, Isabelly Ávila, Maria Lúcia e Duda Ribeiro também entram nas disputas. Duda, inclusive, fará sua estreia em eventos do circuito mundial.

“Muito feliz de estar aqui em Roma de novo. Minha quinta vez em Roma e minha quarta vez nessa pista. Muito feliz de estar 100% para a primeira competição do ciclo olímpico para Los Angeles 2028. Algumas meninas do Brasil estão pela primeira vez aqui em Roma, pela primeira vez nessa pista. Tenho certeza que vão ser dias de muito Skate e muita diversão”, destaca Pâmela Rosa.

“Estou muito feliz de estar aqui com a CBSk e a Seleção Brasileira num campeonato mundial da corrida olímpica. Espero poder dar o meu melhor. A pista é muito irada. Acho que vai ser muito importante para a minha carreira porque é a minha primeira vez competindo um campeonato mundial. Acho que isso vai ser muito importante para mim e para o meu skate também”, afirma Duda Ribeiro. 

Rayssa Leal (medalha de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024) tem vaga direta nas quartas de final por ser a atual campeã mundial, sendo a primeira colocada do ranking. 

Na quinta-feira (12), as classificatórias masculinas terão os olímpicos Kelvin Hoefler (prata em Tóquio 2020), Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. Além deles, Filipe Mota e Ivan Monteiro também irão representar o Brasil.

"Muito feliz de estar representando o Brasil no primeiro evento para essa próxima corrida olímpica de 2028. Muito feliz por estar fazendo parte da Seleção Brasileira. A expectativa é grande. Curto muito a pista daqui de Roma e espero fazer o meu melhor", destaca Ivan Monteiro, que passou a integrar a Seleção Brasileira pela primeira vez em 2025.

"A expectativa é dar o meu melhor, conseguir acertar minhas manobras e representar o Brasil da melhor forma. Todos os brasileiros que eu vi andando conseguem andar muito bem aqui na pista. Acho que também é uma pista que me favorece porque tem o corrimão grande, tem a hubba e é o que eu sou melhor no meu Skate. Acho que todos estão curtindo a pista e andando muito bem", completa Filipe Mota.

Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding
Ao longo das disputas os skatistas contam com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding, formada por Eduardo Dias (presidente da CBSk e chefe de delegação), Bernardo Villano (gerente de Seleções), Edgard Pereira “Vovô” (consultor técnico Park), Miguel Zaffari “Catarina” (consultor técnico Park), Rogério Mancha (consultor técnico Street), Julio Gentil “Detefon” (coordenador técnico Park e Street), Marcelo Barker (apoio de imagens técnicas), Alison Paz (fisioterapeuta Park e Street), Camila Morano (fisioterapeuta do Comitê Olímpico do Brasil) e Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica).

World Cup Rome 2025

Critérios de disputa
Pelos critérios da World Cup Rome 2025, oito skatistas do ranking mundial entram direto na segunda fase: o top 5 do ranking 60 dias antes da competição e os três nomes que fizeram pódio no último evento realizado.

Os demais nomes do top 30 do ranking mundial têm vaga assegurada, com participação a partir da primeira fase. Cada país ainda tem direito de indicar três outros nomes por modalidade e categoria (country quotas).

Assim, Rayssa Leal (1ª do ranking mundial) é a brasileira com vaga assegurada direto na segunda fase. Os demais nomes do Brasil entram nas disputas desde a primeira fase.

Cronograma

Domingo (08), segunda (09) e terça (10) - treinos

Quarta-feira (11) - classificatórias femininas - 4h da manhã

Quinta-feira (12) - classificatórias masculinas - 4h da manhã

Sexta-feira (13) - quartas de final - feminino - 4h da manhã / masculino - 9h05 da manhã

Sábado (14) - semifinais - feminino - 10h35 da manhã / Masculino - 13h35 - transmissão ao vivo pelo worldskate.tv

Domingo (15) - finais - feminino - 13h10 / Masculino - 14h35 - transmissão ao vivo pelo worldskate.tv

Obs.: horários pelo fuso brasileiro

Formato de disputa

World Cup Rome 2025 - Street - Roma (ITA)
Classificatórias - 2 voltas - vale a melhor;

Quartas de final - 40 skatistas - incluindo os pré-classificados - 2 voltas - vale a melhor;

Semifinal - 16 skatistas - 2 voltas e 3 manobras - valem a melhor volta e a melhor manobra;

Final - 8 skatistas - 3 voltas e 3 manobras - valem a melhor volta e a melhor manobra.

Circuito Mundial de 2025
A World Skate anunciou a realização de cinco eventos para 2025: dois para o Park e três para o Street. O Circuito Mundial passará pela Itália, Estados Unidos e Japão.

Park
Ostia (ITA) - 1 a 8 de junho - World Cup Rome 2025

Washington (EUA) - 19 a 26 de setembro - Campeonato Mundial 

Street
Roma (ITA) - 8 a 15 de junho - World Cup Rome 2025

Washington (EUA) - 21 a 28 de setembro - Campeonato Mundial

Kitakyushu (JAP) - 23 a 30 de novembro

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia