Luigi Cini, Helena Laurino e Vini Sardi são campeões do Park no STU National Florianópolis (SC)

Publicado em: 25/05/2025 21:10

Luigi Cini, Helena Laurino e Vini Sardi são campeões do Park no STU National Florianópolis (SC)

Luigi Cini - Foto: Julio Detefon / STU

Luigi Cini, Helena Laurino e Vini Sardi (Paraskate) se sagraram campeões das disputas de Park, neste domingo (25), no Skatepark do Abraão, em Florianópolis (SC). Nas finais, os pódios ainda tiveram Gui Khury (2º) e Nicolas Falcão (3º), Isadora Pacheco (2ª) e Yndiara Asp (3ª) e Ítalo Romano (2º) e Jota Ribeiro (3º).

As finais do Park masculino e feminino foram disputadas inteiramente por skatistas da Seleção Brasileira. No total, 12 nomes, sendo dois deles da Júnior (Nicolas Falcão e Miguel Leal).

Park Masculino
O nível de skate da modalidade Park em Florianópolis (SC) foi tão alto que se formou um raro pódio “9 Club”, com todos acima dos 90 pontos. Melhor para o curitibano Luigi Cini, que, numa volta eletrizante, recebeu dos juízes a nota 92,00 e sagrou-se campeão da segunda etapa do STU National 2025. Gui Khury ficou com o vice (90,03) e o novato Nicolas Falcão (90,00), único skatista da casa entre os finalistas, figurou em terceiro lugar.

Luigi Cini, um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando chegou à final e terminou na sétima colocação, não pôde estar na etapa de abertura do circuito brasileiro de skate em Criciúma (SC) porque estava treinando em Roma para o Pro Tour, que acontece na própria capital italiana a partir do dia 1º de junho. Portanto, chegou com sangue nos olhos e muito skate no pé para recuperar o tempo perdido e se recolocar bem no ranking da temporada nacional.

“Realmente, não lembro se já houve uma final no STU com um pódio em que todos tiveram nota acima dos 90. Independentemente disso, mostra o alto nível que a galera mostrou na final aqui em Floripa. O Gui e o Nicolas quebraram tudo também, com notas que em muitos eventos seriam mais que o suficiente para dar o título a eles. Nunca sabemos ao certo quanto valerá uma volta, o que mais será valorizado nela. Mas tracei uma estratégia para que atingisse um bom nível”, disse Luigi.

A final é dividida em dois tempos de 20 minutos, com um tempo técnico de cinco minutos para os devidos ajustes dos skatistas com seus treinadores. No total, cada finalista conseguiu dar seis voltas. Quem saiu na frente foi Gui Khury, que cravou seu 90,03 logo na primeira vez que foi à pista. Nicolas Falcão chegou aos 90,00 na sua quarta volta. Até que Luigi, após duas quedas seguidas, voou na sua quinta volta para o alto do pódio.

“Estamos com uma nova geração muito boa, com o Nicolas e o Miguel Leal, por exemplo. Todos são ótimos skatistas e tenho certeza de que essa final de hoje será um trampolim para eles. Temos várias e diferentes pistas por aí e veremos como se sairão em cada uma delas. Essa aqui de Floripa é perfeita, uma das melhores. Mas há umas menores e um pouco mais difíceis de andar. É muito irado ver como eles chegam na cena”, elogiou o “veterano” Luigi, de 22 anos.

Atual campeão brasileiro amador, Nicolas Falcão corre sua primeira temporada de STU. Na primeira etapa, em Criciúma (SC), já fez sua primeira final e por pouco não subiu ao pódio, terminando em quarto lugar. Mas parecia estar escrito que seu primeiro grande resultado sairia mesmo na pista que ele chama de quintal de casa, por ser de Florianópolis (SC) e treinar todos os dias no Skatepark do Abraão. O sorrisão que estampava já entregava a alegria que sentia.

“É um momento marcante pra mim. Fiz meu primeiro pódio de STU justamente na minha casa, praticamente no meu quintal, treino diariamente aqui. Consegui fazer uma voltaça. É demais dividir tudo isso com o Luigi, skatista olímpico, que tem uma baita experiência, e com o Gui, um fenômeno cheio de recordes no Guinness. Eu estou chegando agora e feliz demais de fazer parte disso, de estar integrando com essa galera. Vamos com fé em Deus por mais”, vibrou Falcão.

Park feminino
Uma gigante de apenas 13 anos e 1,45m foi a grande campeã da modalidade Park na etapa de Florianópolis (SC) do STU National. Seu nome? Helena Laurino, que, neste domingo (25/05), ainda dividiu o pódio com duas skatistas da casa que estavam na final, as atletas olímpicas Isadora Pacheco (2ª) e Yndiara Asp (3ª). Uma graciosidade que encantou o público catarinense com suas manobras ousadas e pouco vistas no feminino.

“A Heleninha está quebrando tudo! Ela é massa! Ela nos motiva pelo que faz com a pouca idade que tem, com giros que a gente quase não vê entre as meninas. É demais andar com ela”, elogiou Isadora Pacheco. “É um orgulho para nós ver que temos talentos como ela aqui. Ela consegue ativar aquele modo turbo dela, de encaixar todas as manobras, é um diferencial. Muito legal competir com pessoas assim. Vai representar muito nosso Brasil pelo mundo”, emendou Yndiara Asp.

Heleninha, como é carinhosamente chamada por todos da família skate, admite que tem justamente Isa e Yndi como suas inspirações. E foi contra as duas, além de Fernanda Galdino, Fernanda Tonissi e Flávia Haraguchi, que a pequena notável deu seu show particular. Mas “aquele rolê”, o que lhe deu o título, veio apenas na quinta das sete voltas a que cada finalista teve direito. Ela mesma fez questão de narrar o que fez na pista, que lhe rendeu a nota 82,58.

“Dei um Flip, um McTwist, um Body Varial e outras manobras na minha linha. Demorei a encaixar tudo na mesma volta, mas deu certo. É muito legal poder subir ao pódio com dois nomes que sempre me inspiraram, desde que iniciei no skate. E tudo começou quando eu tinha 6 anos. E minha primeira competição foi aos 7”, disse a campeã, que ganhou pela segunda vez uma etapa de STU – e a primeira vez foi na sua São Paulo (SP), no ano passado.

Vini Sardi conquista seu 10º título de STU no Paraskate
Já na final do Paraskate, reinou a supremacia de Vini Sardi, um ícone do paradesporto brasileiro e um dos grandes idealizadores para que seu esporte entre nos Jogos Paralímpicos. Enquanto isso ainda não se torna uma realidade, ele continua escrevendo sua história pessoal. Nesta etapa de Florianópolis (SC), que recebeu a modalidade Park, Vini conquistou seu 10º título de STU. Uma alegria que se mostrou contagiante no pódio, ao lado de Ítalo Romano (2º) e Jota Ribeiro (3º).

“Tenho que atualizar minha bio do Instagram (@vinisardi), porque agora já são dez títulos de STU. O mais importante é que o nível do Paraskate vem crescendo cada vez mais, o pessoal tem se dedicado muito, tanto no Park quanto no Street. Havia uma preferência pelo Street, mas a galera vem se jogando no Park também, o que é muito legal para o desenvolvimento da nossa modalidade. Vamos continuar nesse trabalho, trazendo novos atletas e fazendo o Paraskate crescer como um todo”, disse Vini, que também é presidente da Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK).

STU National Florianópolis (SC)
O STU National de Florianópolis teve patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e contou com patrocínios da Prefeitura de Florianópolis, da Red Bull e da Heineken 00. Mini Kalzone foi o parceiro especial, com Drop Dead, ABPSK e FCSK como apoiadoras. O evento foi homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.

RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO

1º – Luigi Cini – 92,00

2º – Gui Khury – 90,03

3º – Nicolas Falcão – 90,00

4º – Miguel Leal – 89,95

5º – Gustavo Picaski – 86,16

6º – Pedro Quintas – 50,00

RESULTADO FINAL – PARK FEMININO

1ª – Helena Laurino – 82,58

2ª – Isadora Pacheco – 81,32

3ª – Yndiara Asp – 80,00

4ª – Fernanda Galdino – 79,50

5ª – Fernanda Tonissi – 74,47

6ª – Flávia Haraguchi – 71,03

RESULTADO FINAL – PARASKATE PARK

1º – Vini Sardi – 83,19

2º – Ítalo Romano – 73,78

3º – Jota Ribeiro – 70,06

4º – Tony Alves – 62,28

5º – David Soares – 58,33

6º – Rafael Alantejo – 36,96

7º – Nando Araújo – 35,00

8º – Rogério Bento – 26,67

Leia Mais


Patrocínio

FAM

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia