Em parceria com CBSk, obstáculos do SLS Super Crown 2024 são doados para projetos sociais de São Paulo

Publicado em: 14/05/2025 17:30

Em parceria com CBSk, obstáculos do SLS Super Crown 2024 são doados para projetos sociais de São Paulo

Crédito: Marcelo Barker / SLS Brasil

A comunidade de skatistas de Poá (SP) celebrou, nesta terça-feira (13), a entrega oficial dos obstáculos utilizados no SLS Super Crown 2024 para a ONG Social Skate, que atende 150 crianças e adolescentes do bairro Calmon Viana, na periferia da cidade. A doação, que ainda alcançou outros três locais, foi realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e com o vereador George Hato.

O evento, realizado na quadra do projeto social, contou com a presença de autoridades, líderes comunitários, skatistas profissionais e das crianças assistidas pela Social Skate. Fundada em 2011 por Testinha e pela pedagoga Leila Vieira, a ONG Social Skate surgiu a partir do trabalho que ambos realizaram por mais de uma década com jovens internados na Fundação CASA (antiga Febem). Desde a criação, aproximadamente sete mil crianças e adolescentes passaram pelo projeto. 

“A gente começou há muitos anos com o sonho de oferecer a essas crianças a possibilidade de sonhar. Agora chegou o momento de não só sonhar, mas começar a realizar nossos sonhos em um espaço mais digno e confortável”, afirmou Sandro Testinha emocionado. “É um dia muito significativo para nós, mas é apenas mais um passo nessa trajetória”, ressalta o skatista com 34 anos de experiência que não mede esforços para que o projeto evolua e atenda cada vez mais a nova geração. 

Corrimãos, hubbas, caixotes, bancos, entre outros obstáculos da pista construída no Ginásio do Ibirapuera, em 2024, foram doados para quatro locais do Estado de São Paulo que trabalham com projetos que utilizam o Skate como ferramenta de inclusão e transformação social e envolvem milhares de crianças e jovens apaixonados pela modalidade. Além da ONG Social Skate, foram beneficiadas a Associação de Skate, Esporte, Cultura, Arte e Lazer “Prafinha" (bairro Real Parque), a Quadrespra “Quadrinha Espraiada” (Vila Congonhas) e o Clube da Comunidade Arena Radical (Vila Olímpia). 

“É muito emocionante estar neste espaço junto ao Testinha, uma referência do Skate nacional. Este é um projeto de muita responsabilidade, que vem há muitos anos galgando uma história de fomento ao Skate e modificando vidas através do esporte”, afirmou  Aline Dantas, vice-presidente da CBSk. “Essa é a base do Skate brasileiro, não as Olimpíadas. Tudo começa aqui e a CBSk se coloca à disposição do projeto, de todas as crianças e das Secretarias para seguirmos dialogando em prol do Skate”, completou.

O legado da Street League Skateboarding para as cidades onde realiza suas etapas ocorre desde 2022, quando a liga realizou o SLS Super Crown no Rio de Janeiro. Desde então, a etapa final da SLS foi sediada em São Paulo (2023 e 2024), com os obstáculos beneficiando projetos sociais e espaços públicos da Região Metropolitana da capital.

“O papel do esporte é transformar realidades. É por isso que nós temos que apoiar projetos como este, que chegam onde a política pública tem que chegar, nas comunidades, nas favelas. Esse é um pequeno passo para uma transformação gigante”, afirmou Helena Reis, secretária de Esportes do Estado de São Paulo. 

“Quando nós trouxemos o SLS pela primeira vez para o Ginásio do Ibirapuera, saiu em todos os meios de comunicação que o Skate saía da marginalidade e chegava ao espaço nobre. Isso não é mérito nosso. Isso é mérito desta comunidade e de projetos como este, que estão elevando o nome do Skate”, destacou.

Ainda estiveram presentes no evento Diogo do Nascimento Ferreira, secretário municipal de Esportes de Poá, que é morador do bairro de Calmon Viana há mais de 30 anos, alguns vereadores locais, como Raphael Grothe, e os skatistas profissionais Denis Silva Santos (Melhor Skatista do Brasil em 2019 e que disputou o SLS Select Series 2023), Fabio Cristiano, Paulo Rogério (Paulinho Barata), Giancarlo Naccarato e o amador Breno Soares (instrutor da ONG e filho de Testinha), que integram o Time Socializando de Skate.

Leia Mais


Patrocínio

FAM

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia