Você está em:
Complexo Esportivo Tarumã receberá primeira seletiva de Park da história da Seleção Brasileira de Skateboarding
Publicado em: 22/04/2025 15:30

O Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba (PR), receberá a primeira seletiva da história valendo vagas para a Seleção Brasileira de Park. Reunindo um total de 27 skatistas – 15 no masculino e 12 no feminino –, os trabalhos serão realizados de terça (22) a sábado (26) na capital paranaense, com oito vagas em disputa, sendo quatro por categoria (Feminino e Masculino).
O evento voltado ao Park fechará o ciclo de duas seletivas promovidas pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) em abril. O Street já reuniu 22 skatistas na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 1 e 5 de abril (clique aqui para ler mais). No total, as duas seletivas abriram 16 vagas – oito por modalidade e quatro por categoria – para a Seleção Brasileira, que já reúne 18 nomes (clique aqui e veja a relação de nomes). Assim, a formação final para 2025 contemplará 34 skatistas.
“Em primeiro lugar gostaria de dizer que estou muito feliz com a realização desse projeto. Mais uma vez, a Seleção Brasileira se destaca como pioneira ao promover, pela primeira vez, uma seletiva no Skate. Em uma colaboração entre a nova diretoria da CBSk e a comissão técnica, realizamos uma análise minuciosa com critérios específicos para convidar skatistas a participar das seletivas, com o objetivo de abrir oportunidades para atletas que não estão entre os 30 melhores ou que ainda não figuram no ranking mundial”, destaca Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.
“Incluímos nomes que já integraram a Seleção principal, skatistas da Seleção Júnior e outros talentos que acreditamos ter um grande potencial. Os 27 atletas selecionados, sendo 15 do masculino e 12 do feminino, representam uma combinação de experiências. Temos skatistas renomados em busca de novas oportunidades, além de jovens talentos que estão em fase de transição”, completa Vovô.
Os skatistas foram convidados para as seletivas com base em uma análise ampla da comissão técnica, buscando oferecer um caminho de entrada na Seleção aos atletas que não estão entre os top 30 ou que ainda não figuram no ranking mundial. A relação é formada por nomes que já integraram a Seleção, skatistas que já fizeram ou fazem parte da Seleção Júnior e outros talentos da nova geração (clique aqui e veja todos os critérios de convocação para a formação da Seleção Brasileira e para as seletivas).
“A CBSk mais uma vez saindo na frente. Pela primeira vez teremos uma seletiva da Seleção Brasileira de Skate para uma área de desenvolvimento, onde pretendemos dar oportunidade para novos talentos que estejam com nível técnico, físico, disposição e nível mental para realmente se enquadrar dentro de um sistema olímpico e buscar os maiores resultados possíveis que são as medalhas. A gente trabalha para conquistar medalhas. É isso que a gente busca, atletas que realmente são fora da curva e que podem lá na frente fazer a diferença e trazer essa medalha inédita de ouro para o Brasil”, ressalta Miguel Zaffari Catarina, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.
“Já temos uma seleção formada pelos atletas olímpicos e pelo top 30 do ranking mundial. Agora, teremos mais 4 no masculino e no feminino, além da Seleção Júnior, que são mais três atletas por gênero em cada categoria. Então, o Brasil vem investindo muito nesse desenvolvimento da nova geração. E os atletas que estão no topo da pirâmide, que já participaram de uma ou duas Olimpíadas, também estão com alta performance. Cada vez mais afinados para buscar mais uma classificação e mais uma medalha. Estamos montando um time muito promissor e capaz de buscar esses resultados. Com a Seleção Júnior, que é a base, área de desenvolvimento, Seleção Principal e os atletas olímpicos”, completa Catarina.
Ao longo de cinco dias, as seletivas simulam dinâmicas de treino e competição e aspectos técnicos, físicos e comportamentais são analisados e servem de base para a definição dos quatro nomes selecionados por modalidade e categoria. Além da presença da comissão técnica da Seleção Brasileira, uma equipe de arbitragem da CBSk também estará nas seletivas para o simulado de competição. Os nomes dos aprovados nas duas seletivas serão anunciados em breve.
“Estamos monitorando de perto aspectos técnicos, a capacidade de evolução e a habilidade de executar manobras que possam garantir notas elevadas nas competições. O histórico em campeonatos é um fator relevante, assim como considerações comportamentais, mentais, psicológicas e físicas. Após analisar diversos critérios, concluímos que esses nomes são fundamentais para o nosso trabalho a médio e longo prazo. Juntamente com toda a comissão técnica, nosso objetivo é aprimorar o desenvolvimento e a performance desses atletas”, explica Edgard Pereira Vovô.
"O objetivo de integrar skatistas da Seleção Júnior a seletiva é revelarmos novos talentos com potencial de chegar ao alto rendimento, tendo todo suporte oferecido pela CBSk, que antes era um sonho. Com toda excelência dos serviços prestados, temos convicção do sucesso na manutenção das próximas gerações", completa Allan Mesquita, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Park.
Confira os skatistas convidados para a seletiva de Park!
Park
Masculino
Andre Mariano
Dan Sabino
Diego Takahashi
Gui Khury
Gustavo Picaski
Hugo Montezuma
Ian Poletto
Mateus Guerreiro
Murilo Peres
Pedro Vita
Pietro Nunes
Vicente Rigobello
Victor Ikeda
Vinicius Kothe
Weslley Alves Moskito
Feminino
Alice Lisboa
Alice Nassi
Clara Lua do Rosário
Fernanda Galdino
Flavia Tsuki Haraguchi
Helena Laurino
India Chabbert
Lua Vicente
Manuela Tomitake
Mirella Hoshi Haraguchi
Sofia Curi
Sofia Godoy
Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding
A comissão técnica da Seleção Brasileira Principal é formada por Bernardo Villano (gerente de Seleções), Edgard Pereira Vovô (consultor técnico Park), Miguel Zaffari Catarina (consultor técnico Park), Rogério Manosa Mancha (consultor técnico Street), Allan Mesquita (consultor técnico Park Júnior), Fábio Castilho (consultor técnico Street Júnior) Julio Gentil da Cruz Detefon (coordenador técnico Park e Street), Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica), Mauricio Zenaide (médico) e Alison Paz (fisioterapeuta).
Circuito Mundial de 2025
A World Skate anunciou a realização de cinco eventos para 2025: dois do Park e três do Street. O Circuito Mundial passará pela Itália, Estados Unidos e Japão.
Park
Ostia (ITA) - 1 a 8 de junho
Washington (EUA) - 19 a 26 de setembro - Campeonato Mundial
Street
Roma (ITA) - 8 a 15 de junho
Washington (EUA) - 21 a 28 de setembro - Campeonato Mundial
Kitakyushu (JAP) - 23 a 30 de novembro
Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Esportivo Tarumã
Em parceria com o governo do Paraná, a CBSk realiza a administração do CNSK8 desde 2024. O espaço é usado para a preparação da Seleção Brasileira de Skateboarding, além de ser palco do Circuito Brasileiro e abrigar uma escolinha de Skate gratuita para a comunidade, abrindo espaço para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades terem contato com o Skateboarding.
Leia Mais
Patrocínio


