Você está em:
André Gomez Rasta e Howard Weiss conquistam título e bronze da categoria Amador no 25 Cone World Series
Publicado em: 12/03/2025 19:30

André Gomez Rasta (1º) e Howard Weiss (3º) garantiram uma dobradinha para o Slalom brasileiro com título e terceiro lugar da categoria Amador, no final de semana (08 e 09), na última etapa da temporada 2024/2025 do ISSA - 25 Cone World Series. Um total de 14 brasileiros participaram das disputas que acontecem ao redor do mundo, com cada país realizando as tomadas de tempo de seus skatistas.
Considerando o ranking Open, André Gomez Rasta e Howard Weiss se garantiram no top 10, com a sexta e a 10ª colocação, respectivamente. E ainda entre os amadores, o Brasil ficou perto de um pódio triplo, com Diógenes Tocha Siqueira na quarta colocação, sendo o 12º na Open.
"Fico muito contente de nessa última etapa ter conquistado o título da categoria Amador para finalizar o 25 Cones com chave de ouro após o ano passado para mim ter sido incrível, com a conquista do Brasileiro Amador e ser vice-campeão brasileiro na categoria Open, ter ficado em terceiro lugar atrás do Frangulis no Mundial. É fantástico. Isso mostra todo o esforço que estou tendo para alcançar esses resultados", destaca André Gomez Rasta.
"Fico muito contente de ver o quanto o Slalom está crescendo no Brasil. A gente tem que ser muito grato às pessoas que estão presentes, o Thiago Gardenal, o Bruno Oliveira, que sempre fizeram pelo nosso esporte, às pessoas que já fizeram a passagem e estão falecidos, o (Willians) Indião, o Bruno Brown, o Marcio Natividade, que infelizmente faleceu essa semana. Estou muito feliz de ver o desenvolvimento que o Slalom está tendo no nosso país", completa o skatista.
"O Slalom Skateboard brasileiro vem em um crescente muito satisfatório nos últimos 5 anos, muitas forças se uniram e passaram a correr na mesma direção, como um processo natural mesmo, onde cada um faz o que pode e o todo começa a caminhar bem. Existe um bom relacionamento entre praticantes de todo o Brasil e arrisco dizer que um novo capítulo da cena BR está pra começar onde o 25 cones também é um parágrafo muito importante, assim como clínicas, eventos maiores, outlaws, exposição na mídia e tudo mais.
No fundo a gente só quer propagar aquilo que nos faz tão bem e pode fazer bem para muita gente, através de mais essa forma de pisar no carrinho", afirma Howard Weiss.
O Slalom nacional ainda foi representado por Fabiano Bulgarelli (16º), Rogerio Antigo (18º), Fabiano Neguinho (19º), Rogério Nogueira (27º), Dener Santos (38º), Waldemar Brandi Neto (47º), , Sérgio Alexandre de Paulo (52º), Sérgio Botelho (65º) e Paulo Corrêa (67º).
Entre as mulheres, Heloisa Akemi e Paloma Gebellini ficaram com a quarta e sexta posição, respectivamente.
André Gomez Rasta já havia fechado 2024 protagonizando, ao lado de Pedro Frangulis, um feito histórico e inédito para o Brasil. Pela primeira vez, o Skateboarding brasileiro conquistou uma dobradinha no pódio da temporada da International Slalom Skateboarding Association (ISSA).
Pedro Frangulis se sagrou campeão Mundial Amador e André Gomez Rasta conquistou o bronze. Entre os destaques nacionais, Bruno Bou Haya ficou dentro do top 10 do ranking Mundial Amador da ISSA, com a oitava posição, e Howard Weiss entre os 15 melhores amadores do planeta, com a 13ª colocação.
"Esse ano acho que vamos conseguir muitos bons resultados, com o Pedro Frangulis subindo para Profissional junto com o Thiago Gardenal, com o Bruninho Oliveira, com o (Bruno Bou Haya) Nobru, do Rio de Janeiro, que também subiu para Pro. Então, a gente está com um time bem legal, tanto no masculino quanto no feminino, com a Marina Nóbrega, a Heloisa (Akemi), que está voltando agora a andar também, e com as novas meninas que estão vindo. Sou muito grato a esse esporte maravilhoso que a gente ama tanto. Quero agradecer a CBSk, todas as pessoas envolvidas que fazem o corre pelo Skate brasileiro, desde as antigas gestões até a nova diretoria que entrou agora. Obrigado por tudo que vocês fazem pelo Skate brasileiro", comenta André Gomez Rasta, que essa semana viaja para o Sul para prestigiar o circuito gaúcho.
Em breve, a ISSA deve divulgar o ranking geral da temporada 2024/2025 do 25 Cone World Series.
ISSA - 25 Cone World Series - formato de disputa
O ISSA - 25 Cone World Series é um evento promovido pela Associação Internacional de Slalom Skateboarding e que nasceu durante a pandemia do Covid-19 com a intenção de manter os skatistas em isolamento durante 2020 e 2021. Cada etapa é disputada em diversos locais ao redor do mundo, com cada país realizando as tomadas de tempo dos skatistas participantes.
Nas disputas do ISSA - 25 Cone World Series, cada skatista percorre dois circuitos compostos por sensor de largada, cones e sensor de chegada. O percurso deve ser plano, sem inclinação, e com superfície adequada para a prática do esporte.
Os circuitos têm que ser percorridos em ambos os sentidos (ida e volta). Cada skatista tem direito de cronometrar 3 idas e 3 voltas de cada um dos dois circuitos. São selecionados os melhores tempos de cada trajeto.
Os dois melhores tempos (ida em menor tempo e volta mais rápida) são somados e o resultado é dividido por 2. Assim, obtém-se o resultado final de cada skatista.
A penalidade por cone derrubado é de 0,1 segundo - limite de 9 cones.
Leia Mais
Patrocínio