Você está em:
CBSk promove ciclo de treino da Seleção Brasileira Júnior no Rio de Janeiro (RJ) com apoio do COB
Publicado em: 17/02/2025 15:10

A temporada de preparação da Seleção Brasileira Júnior de Skateboarding em 2025 começou na última semana (10 a 16), no Rio de Janeiro (RJ). Sob o comando da comissão técnica da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), os 12 skatistas que formam as seleções de Park e Street realizaram testes na estrutura oferecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Centro de Treinamento do Time Brasil. Além disso, as sessões de Skate foram realizadas na Praça Duó. A semana terminou com uma vivência na Pedra Bonita, no Parque Nacional da Tijuca.
"Dentre os objetivos específicos do trabalho junto aos atletas da Seleção Júnior está o da criação de um ambiente que ajude a potencializar o processo de desenvolvimento em longo prazo e criar um sentindo de pertencimento ao grupo. Buscamos o desenvolvimento de competências corporais e emocionais amplas e diversificadas que permitam o envolvimento com a prática esportiva com criatividade, autonomia e de uma forma saudável. Os momentos de trocas e reflexões a respeito das temáticas de esporte seguro e saúde no esporte junto aos especialistas e as vivências em grupo, nas pistas, refeições e na Floresta da Tijuca foram fundamentais para que atletas e técnicos se sensibilizassem para aspectos que vão além do desempenho técnico e que têm grande peso neste longo caminho de desenvolvimento que têm pela frente", afirma Bernardo Villano, gerente de Seleções.
No Park, a Seleção Brasileira Júnior é formada por Fernanda Galdino, de São Paulo (SP), Helena Laurino, também de São Paulo (SP), e Maitê Demantova, de Curitiba (PR). Entre os meninos, Dan Sabino, de São Bernardo do Campo (SP), Pedro Vita, do Rio de Janeiro (RJ), e Pietro Nunes, também de São Bernardo do Campo (SP), formam a Seleção.
“Foi muito irado. A gente conheceu essa estrutura do COB, que é muito legal. Tivemos algumas palestras também, uma com o doutor Mauricio (médico da Seleção) e uma com o pessoal do IOB (Instituto Olímpico Brasileiro). A gente aprendeu muita coisa. Fizemos teste de força também para ver como nosso corpo está. Tivemos avaliações com o doutor Mauricio também. Fomos na pista Duó. Todo mundo saiu com uma manobra nova. Essa semana foi muito produtiva. Queria agradecer a CBSk e o Time Brasil por todo esse apoio que nos deram”, destaca Maitê Demantova.
“Gostei muito dessa experiência, de estar aqui com todos os atletas, com os treinadores da Seleção Júnior e da Seleção Principal também. O pessoal do Street também é muito legal. As palestras também foram muito boas. Foi muito maneiro ter esse convívio para a nossa evolução”, completa Pedro Vita.
No Street, Daniela Vitória, de Manaus (AM), Manuella Moretti, de São Paulo (SP), e Maria Lúcia Rocha, de Canoas (RS), são as meninas que integram a Seleção. No masculino, a relação é composta por Matheus Mendes, do Rio de Janeiro (RJ), Vicente Abrahão de Oliveira, de Florianópolis (SC), e Zion Moltocaro Furegato, de Itapetininga (SP).
“É muito gratificante estar junto com a galera da Seleção Júnior e ter essa junção. Poder conversar, se divertir. Os treinos foram muito legais, houve essa troca de ideias. Conheci o COB, fazer essas novas amizades e poder sentir um pouco mais da nossa carreira. Mais para frente quem sabe estar em uma Olimpíada. Eu torço pelo melhor para todos. Foi muito legal e que seja maravilhoso daqui para frente”, afirma Daniela Vitória.
“Foi a segunda vez que eu vim pra cá. Está sendo muito dahora poder compartilhar essas vivências com os outros skatistas e com os técnicos nas sessões na Duó. Tive a oportunidade de conhecer o COB também, fazer avaliações físicas e achei muito dahora”, completa Zion Moltocaro Furegato.
A comissão técnica foi representada por Bernardo Villano (gerente de Seleções), Allan Mesquita (consultor técnico da Seleção Júnior de Park), Fábio Castilho (consultor técnico da Seleção Júnior de Street), Edgard Pereira Vovô (consultor técnico da Seleção Principal de Park), Miguel Zaffari Catarina (consultor técnico da Seleção Principal de Park), Rogério Manosa Mancha (consultor técnico da Seleção Principal de Street) e Mauricio Zenaide (médico da Seleção).
“A importância desse trabalho é fazer com que eles se alimentem dessa estrutura, fazendo com que através dos treinos e avaliações físicas desperte neles essa grande vontade de sonhar com voos mais altos. O objetivo desse trabalho com a Júnior é dar a estrutura ideal para que eles possam alcançar o alto rendimento e chegar na Seleção Principal. Por isso, a gente contou com o Edgard Vovô e o Miguel Catarina, que estiveram junto dessa missão para fazer essa avaliação e ao mesmo tempo fazer com a gente possa desenvolver esse incentivo a mais para que a gente possa conquistar novos resultados futuramente”, destaca Allan Mesquita, consultor técnico da Seleção Júnior de Park.
“É super importante para o entrosamento e comprometimento com o Time Brasil, ou seja, como atletas olímpicos. A gente tem toda essa preparação, essa estrutura do COB, que faz todo sentido. Que nesse período de treinamento a gente possa fazer render uma cadeia positiva para esse grupo da Júnior juntamente com o pessoal da Principal, que é de extrema importância pela bagagem, por toda experiência que eles têm vindo de dois ciclos olímpicos. E que a gente possa agregar tudo isso com a galera da Júnior. Todos os temas que foram tratados servem de lição e agregam muito ao nosso trabalho como técnicos da Júnior”, completa Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Júnior de Street.
O trabalho da CBSk junto à Seleção Júnior segue com outros ciclos de treinamento programados ao longo do ano, com foco na preparação e desenvolvimento dos skatistas.
Leia Mais
Patrocínio