Etapa em São Paulo (SP) define campeões de 2024 do STU National com seis pódios

Publicado em: 24/11/2024 23:30

Etapa em São Paulo (SP) define campeões de 2024 do STU National com seis pódios

Foto: Julio Detefon / STU

O domingo (24) no Parque Cândido Portinari, em São Paulo (SP), marcou o encerramento do STU National 2024. O Super Finals reuniu Park, Street e Paraskateboarding na capital paulista formando um total de seis pódios e definindo os campeões da temporada.

No Park, Kalani Konig e Vini Sardi (Paraskateboarding) levaram o título da etapa e do ano. Entre as meninas, Isadora Pacheco se sagrou campeã do circuito e Helena Laurino conquistou a etapa.

No Street, Isabelly Ávila garantiu o título de 2024 do National e ganhou também a etapa. Entre os homens, o primeiro lugar da etapa foi conquistado por Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro se sagrou campeão da temporada. No Paraskateboarding, Tony Alves subiu ao lugar mais alto do pódio da etapa e Italo Romano se sagrou campeão da temporada.

Park masculino
No Park masculino, Kalani Konig entrou em ação na final com o título da temporada garantido. O skatista assegurou a liderança do ranking de 2024 ao avançar na semifinal, disputada sábado (23). 

Kalani foi campeão em quatro das cinco etapas: Criciúma (SC), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA) e São Paulo-SP). Neste domingo (24), mesmo com o título assegurado, garantiu a melhor nota da final com um 90,96. 

“Acabei nem fazendo tudo que eu queria fazer, mas acertei minha volta de segurança e saí vitorioso. Não encaixei algumas manobras, mas estou feliz pelo meu desempenho. Só tenho a agradecer a todo mundo que veio me prestigiar. Fiquei chateado porque não ganhei na minha casa, em Floripa, daí tive que dar a volta por cima e vencer todas as outras (risos). É um momento muito especial na minha carreira”, afirmou Kalani Konig, de 17 anos, após a vitória na capital paulista.

O pódio da etapa de São Paulo (SP) ainda teve Dan Sabino (89,00 / Seleção Brasileira Júnior) na segunda posição e Augusto Akio (86,27 / Seleção Brasileira) em terceiro lugar.

RESULTADO FINAL - PARK MASCULINO
1º – Kalani Konig – 90,96
2º – Dan Sabino – 89,00
3º – Augusto Akio – 86,27
4º – Mateus Guerreiro – 84,35
5º – Luiz Francisco – 83,33
6º – Victor Ikeda – 80,03

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

Park feminino
Entre as meninas do Park, Helena Laurino (82,07 pontos / Seleção Brasileira Júnior) levou o título da etapa enquanto Isadora Pacheco (70,37 / Seleção Brasileira), em terceiro lugar, se sagrou campeã da temporada 2024 do STU. Fernanda Galdino (70,99 / Seleção Brasileira Júnior) ficou com o segundo lugar do pódio.

“Sou bicampeã brasileira. E foi legal porque recebi a notícia antes de dar minha última volta. Então, a galera já estava vibrando, o Davi (DJ) colocou uma música que eu gosto e já entrei energizada. Estou muito feliz, mas não só por mim, como pela Heleninha também, que quebrou a pista. Demais ver essas meninas tão novas que estão correndo hoje em dia. Elas têm a mesma essência que as mais velhas, crescendo com uma identidade muito legal de skateboarding e lifestyle”, afirmou Isadora Pacheco, que também foi campeã do STU National em 2023.

“Foi meu primeiro pódio de STU e com título. E ainda na minha casa. Ando aqui todo dia, amo essa pista. Eu me esforcei muito, ontem já passei em primeiro na semifinal e consegui me manter hoje. Nunca acertei tanta linha, não errei quase nada”, vibrou, já projetando o futuro. “Espero muitos títulos e pódios no ano que vem. Tenho muito a evoluir ainda, sou muito nova. Quero acertar o flip 540º e deixar o 720º na base. E meu sonho é ser medalhista olímpica e campeã mundial. Meu foco é Los Angeles”, completou Helena Laurino.

RESULTADO FINAL - PARK FEMININO
1ª – Helena Laurino – 82,07
2ª – Fernanda Galdino – 70,99
3ª – Isadora Pacheco – 70,37
4ª – Fernanda Tonissi – 70,00
5ª – Marina Praxedes – 66,19
6ª – Manuela Tomitake – 64,85

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

Paraskateboarding Park
No Paraskateboarding Park, que teve final disputada sábado (23), o título da etapa e da temporada ficou com Vini Sardi. Além de vencer a etapa de São Paulo, ele já havia conquistado o título em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Na capital paulista, abriu as disputas com um 74,67 na primeira volta. Na sequência, conquistou uma nota 81,50 na segunda e chegou a 84,50 na última apresentação.

“Estou feliz demais. Posso dizer que me dediquei bastante este ano, foquei e treinei muito para melhorar meu skate, tentando sempre andar em pista alta. E gosto muito dessa pista em especial, porque sou local, aqui de São Paulo, e competir onde treino é incrível”, comentou o campeão Vini Sardi logo após a final.

O pódio da etapa de São Paulo ainda teve Italo Romano (65,67) na segunda posição e Jota Ribeiro (60,00) em terceiro.

RESULTADO FINAL - PARASKATEBOARDING PARK
1º – Vini Sardi – 84,50
2º – Ítalo Romano – 65,67
3º – Jota Ribeiro – 60,00
4º – David Soares – 51,33
5º – Tony Alves – 50,07
6º – Leo Almeida – 30,00
7º – Nando Araújo – 28,17
8º – Kauê Augusto –21,04
9º – Rogério Bento – 19,96

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

Street masculino
No Street masculino, Gabryel Aguilar (82,04 pontos) se sagrou campeão da etapa com Ivan Monteiro (77,96), terceiro colocado, subindo ao lugar mais alto do pódio da temporada 2024 do STU National. Ismael Henrique conquistou o segundo lugar da etapa no Parque Cândido Portinari.

“Orgulhoso do esforço que fiz esse ano, sacrifiquei muita coisa, vida social, enfim, foquei muito só no skate. Fiquei longe da família, só viajando de um evento para outro. Meu maior foco em 2024 era mesmo ganhar o STU, coloquei como objetivo principal, porque fazia muitos anos que não participava do circuito aqui no Brasil, desde que saí para morar fora. Foram várias etapas e estou feliz com o resultado. Hoje, fiz exatamente o que precisava fazer para ganhar o ranking. O terceiro lugar era justamente o que me garantia como campeão. Sabia que ficaria no pódio com a linha que fiz na última volta. E veio logo na última volta, com muita pressão, com o Gabryel sempre puxando o nível”, vibrou Ivan Monteiro.

“Agradecer sempre primeiro a Deus, à minha família, à minha mulher, a todos do STU e aos que torcem por mim. Tivemos um skate de muito alto nível nos dois dias. Procurei mudar algumas coisas da semifinal para hoje e deu tudo certo. O que quero falar aqui é que a gente vive um novo momento de skateboarding. Para quem não sabe, o skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil. E é daqui para melhor. Temos que enaltecer isso”, declarou Gabryel Aguilar.

RESULTADO FINAL - STREET MASCULINO
1º – Gabryel Aguilar – 82,04
2º – Ismael Henrique – 81,75
3º – Ivan Monteiro – 77,96
4º – Vitor Hugo Genghini – 77,66
5º – Sebastian Simonetto – 77,64
6º – Marcelo Batista – 75,22

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

Street feminino
Líder do ranking até então, com os títulos das etapas de Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS), Isabelly Ávila (72,84 pontos) conquistou a etapa e se sagrou campeã do STU National 2024. O pódio em São Paulo (SP) ainda teve Kemily Suiara (70,52) na segunda colocação e Maria Lúcia Rocha (68,04 / Seleção Brasileira Júnior) na terceira posição.

“Foi um dos melhores anos da minha carreira, não só pelos resultados, mas por não ter me machucado. Tive dois anos seguidos de lesões e cirurgias, e este 2024 foi maravilhoso, podendo fazer o que amo e ainda com essas conquistas. E praticamente na minha casa, que fica a duas horas daqui. Meu sonho, desde que o skate entrou nos Jogos Olímpicos, tem sido esse. Infelizmente, perdi duas oportunidades. A primeira, por pouco, porque foram três skatistas e eu era a quarta. Na última, perdi muitos campeonatos por conta da lesão. Vou com tudo de novo”, destacou Isabelly Ávila.

RESULTADO FINAL - STREET FEMININO
1ª – Isabelly Ávila – 72,84
2ª – Kemily Suiara – 70,52
3ª – Maria Lúcia Rocha – 68,04
4ª – Maria Almeida – 59,40
5ª – Rafaela Murbach – 52,05
6ª – Carla Karolina – 39,25

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

Paraskateboarding Street
Nas disputas de Street do Paraskateboarding, Tony Alves (66,97 pontos) fez seu primeiro pódio da temporada logo com o título, num ano que narrou ter sido marcante para ele. Como também foi para o paraskatista Italo Romano (60,52), que, com o segundo lugar em São Paulo (SP), garantiu o título do STU National 2024. O terceiro lugar do pódio ficou com Daniel Amorinha *55,53).

“A semana foi irada. Começando pela aprovação no meu TCC, quase formado. Ainda fui eleito o paraskatista do ano pela minha section na Europa. E, agora, o título aqui em São Paulo, do lado da minha casa. E é o primeiro pódio do STU que faço no ano, sempre batia na trave e o pessoal mexia comigo. O meu muito obrigado à ABPSk, a Deus, ao universo... Se estou feliz? Estou radiante”, disse Tony Alves.

RESULTADO FINAL - PARASKATEBOARDING STREET
1º – Tony Alves – 66,97
2º – Italo Romano – 60,52
3º – Daniel Amorinha – 55,53
4º – Vini Sardi – 38,81
5º – David Soares – 38,08
6º – Jota Ribeiro – 36,80
7º – Renato Miguel – 30,24
8º – Leo Almeida – 29,93
9º – Nando Araújo – 27,70

Clique aqui e confira a classificação completa da final e da temporada!

STU Super Finals
O STU Super Finals São Paulo é apresentado pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Prefeitura de São Paulo, da Monster Energy e da Heineken 0.0, a cerveja oficial do evento. Com homologação da CBSk e viabilização do Governo de São Paulo e da Lei de Incentivo ao Esporte, tem como parceiros especiais Kenner, New Era, Instituto Heineken, TYR, Eletromídia e Altermark, além da Docile como parceira oficial. O apoio é da ABMS, da ABPSK e da Drop Dead.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia