Thiago Gardenal e Marina Nóbrega são os campeões brasileiros de Slalom de 2024

Publicado em: 21/11/2024 14:20

Thiago Gardenal e Marina Nóbrega são os campeões brasileiros de Slalom de 2024

Thiago Gardenal e Marina Nóbrega se sagraram campeões brasileiros de Slalom de 2024, no último domingo (17), durante as disputas do BR Nationals Slalom Skateboarding. Realizado em uma ladeira de um condomínio fechado de Caieiras, o evento teve início na sexta-feira (15) e avançou ao longo do final de semana.

Além de definir os títulos nacionais da temporada nas categorias Masculino e Feminino Open, o evento somou pontos para o ranking mundial da International Slalom Skateboarding Association (ISSA). Dentro do cronograma, a sexta (15) foi dedicada às disputas de Giant, o sábado (16) concentrou o Hybrid Slalom e o domingo (17) foi destinado ao Tight.

“Foi o maior evento que a gente já teve na história do Slalom no Brasil não só pela quantidade de atletas, mas pelo nível de todos os atletas, tanto de fora quanto do Brasil. Foram 32 atletas inscritos, sete gringos, um evento fora da curva. Contar com o Bruninho (Oliveira) na direção do evento foi essencial. Estamos muito felizes de poder proporcionar isso para todos os atletas que vieram. A gente conseguiu colocar skatistas e o cenário brasileiro do Slalom em destaque. Os gringos ficaram impressionados com o nível da ladeira e a organização do nosso evento. A gente mostrou mais uma vez que nosso nível de organização de evento é um nível mundial”, destaca Thiago Gardenal, que, além de competir, atuou na organização do evento integrando o Team Brazil de Slalom Skateboarding ao lado de Bruno Oliveira e Pedro Frangulis.

Logo no primeiro dia de evento, Thiago Gardenal subiu ao lugar mais alto do pódio, sendo o mais rápido das disputas de Giant. O pódio ainda teve Gustavs Gailits (campeão Mundial de Slalom de 2024), da Letônia, em segundo lugar, e Janis Kuzmins (inúmeras vezes campeão Mundial), também da Letônia, na terceira posição. Na classificação geral, Gardenal ficou com o quarto lugar — 1º na Giant, 6º na Hybrid e 5º na Tight.

Além do título da categoria Giant, Thiago Gardenal também foi o melhor nas disputas do Top Speed, realizadas sexta (15), alcançando 55 km/h. Pedro Frangulis e Andre Gomez Rasta ficaram empatados na terceira colocação, com 53 km/h. O segundo lugar teve Mika Hadestrand (Suécia), Arturs Liskovs (Letônia) e George Pappas (Estados Unidos), todos empatados com a marca de 54 km/h.

“Por uma diferença quase que de meio segundo fiquei na frente dos gringos. Fiquei muito feliz porque é um feito na verdade. Depois do World Skate Games a gente fez toda uma troca de material, a gente trocou todo o setup do Skate e agora a gente está vendo que isso realmente está fazendo diferença. A gente chegou junto dos gringos, fiquei em 4º no Overall e o Brasil ainda teve o Andre Gomez Rasta (7º), o Bruno Bou Haya (8º), o Pedro Frangulis (9º) e o Howard Weiss (10º) no top 10 do evento”, comenta Gardenal.

Na classificação geral, o ranking brasileiro Masculino Open de 2024 é liderado pelo próprio Thiago Gardenal, com Andre Gomez Rasta em segundo lugar e Bruno Bou Haya em terceiro. O top 5 nacional ainda conta com Pedro Frangulis, em quarto, e Howard Weiss, em quinto.

Entre as mulheres, Marina Nóbrega foi a representante do Brasil no evento. Ela participou das disputas ao lado de Dominika Ozolina, mais um nome da Letônia. A brasileira ficou com a segunda colocação nas três disciplinas (Giant, Hybrid e Tight). Dominika também foi a mais rápida nas tomadas de tempo, com 49 km/h.

"A Dominika é uma atleta incrível e foi uma das meninas com quem mais fiz amizade lá na Itália (Mundial 2024). Revê-la e ainda poder competir com ela novamente foi uma experiência mais do que especial. Nesse campeonato eu fui a única brasileira, porém isso já não é uma realidade na verdade. Tivemos 5 mulheres disputando o 25 cones no último mês. Eu, a Paloma, a Camila, fundadora do SkateMania, a Luciana e a Helo, que é a nossa mãe no Slalom brasileiro, e ela está voltando a correr. Fora as outras meninas que já disputaram outros campeonatos, como a Thiz e a Aline", destaca Marina Nóbrega.

"Vejo que o Slalom feminino está engatinhando, quando comparado com o masculino, mas sei que está crescendo. Temos inúmeras mulheres que já estão se desafiando, e eu tenho muito orgulho de fazer parte desse novo capítulo, principalmente o de abrir portas para que nos mulheres sejam reconhecidas como fortes competidores tanto aqui como internacionalmente", completa a skatista.

A competição distribuiu um total de R$ 10.500,00 em premiação, além de troféus, produtos e açaí Oakberry à vontade para todos os skatistas ao longo de todo o evento.

"Temos muito a agradecer à CBSk. Não fosse a CBSk, não teria esse evento. Praticamente 90% do evento foi incentivado pela CBSk. A gente fica muito feliz de ter a oportunidade de construir esse cenário do Slalom aqui e com a ajuda da CBSk. A gente fica mais feliz ainda em saber que a CBSk se preocupa não só com as modalidades olímpicas, mas também com as modalidades que ainda não são olímpicas e que estão pendendo para ser", completa Thiago Gardenal.

O BR Nationals Slalom Skateboarding conta com patrocínio de Oakberry e ORT (Oak Racing Team) e promoção da Prefeitura Municipal de Caieiras por meio da Secretaria de Esportes e Juventude e da Secretaria de Ação Cultural e Turismo. Realização de Team Brazil Slalom Skateboarding e homologação da International Slalom Skateboarding Association (ISSA), da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e da Federação Paulista de Skate (FPS). Apoio de 161, Pavel, Landfeet, WNF Óleos Essenciais, CS Team Contábil, MF Helmets, Push & Pow e Galet.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia