Você está em:
Brasileiro na Barriga da Velha define campeões de DHS e Longboard Downhill 2024
Publicado em: 24/09/2024 19:35

Jefferson Dú - Foto: Helio Greco
Tradicional pico da modalidade, a Ladeira da Barriga da Velha, em São Paulo (SP), foi palco do Campeonato Brasileiro de Downhill Slide 2024, no último domingo (24). O evento definiu os campeões nacionais da modalidade em oito categorias, sendo quatro delas profissionais (confira a classificação completa). Pela primeira vez, a competição ofereceu a categoria Feminino Profissional tanto no DHS quanto no Longboard Downhill, com premiação igualada entre homens e mulheres — no total, quase R$ 30 mil distribuídos.
"Esse evento foi especial de muitas maneiras. A organização foi impecável, reunindo os melhores atletas do país e criando uma atmosfera de celebração do esporte. Ver a premiação igualada para homens e mulheres foi um marco histórico e emocionante. Isso mostra o reconhecimento e a valorização do talento feminino no skate, promovendo a igualdade e inspirando futuras gerações. Foi uma honra fazer parte desse momento histórico e ver o esporte avançar de forma tão inclusiva", destaca Nayara Nishimuta, que se sagrou bicampeã brasileira de Longboard Downhill.
"Foi absolutamente incrível conquistar o bicampeonato! A emoção de vencer novamente é indescritível. Cada competição traz novos desafios e estar no topo mais uma vez é a prova de muito esforço, dedicação e paixão pelo esporte. Estou extremamente grata a todos que me apoiaram, especialmente minha família, amigos e a prefeitura de Osasco. Essa vitória é um incentivo enorme para continuar evoluindo no Downhill Longboard!", comemora a skatista que já havia conquistado o título em 2022, na primeira edição do Brasileiro com presença da categoria.
Entre as mulheres da categoria Profissional do Longboard, o pódio ainda teve Fernanda Tabith e Thiz Bertoni na segunda e na terceira colocação, respectivamente.
Ainda no feminino, Jéssica Amorim entrou para a história ao se tornar a primeira campeã brasileira de DHS na categoria Profissional. A segunda colocação ficou, mais uma vez, com Fernanda Tabith e o terceiro lugar com Raissa Almeida de Souza.
No DHS Masculino Profissional, o pódio teve Jefferson Dú como campeão, Natan Alemão em segundo lugar e Jailson Will em terceiro. Local da Ladeira da Barriga da Velha, Jefferson Dú comemora o tricampeonato Brasileiro.
“Muito feliz por essa conquista. Mais feliz ainda por ter sido num palco muito importante para a minha trajetória no Skate. Foi uma das primeiras ladeiras que comecei a andar, cerca de 24 anos atrás. É importante lembrar também algumas referências da modalidade que frequentavam esse local, como o Ricardo Mikima, João Billy, Zequinha Rapanelli, que são minhas referências no Skate e eram locais também da Barriga da Velha”, destaca o skatista que já havia conquistado o Brasileiro na categoria Profissional em 2015 (Brasília-DF) e 2019 (São Pedro-SP).
“Agradeço à CBSk pela oportunidade de proporcionar pra gente um Campeonato Brasileiro. Só desejo que seja anual o Campeonato Brasileiro de Downhill Slide, que a gente tenha mais promotores realizando, que tenha mais etapas também. É isso que a gente almeja para o Downhill Slide. Esse reconhecimento e essas oportunidades pra gente mostrar essa modalidade para o público, mostrar para o país e para a Confederação”, completa o skatista.
No Longboard Masculino Profissional, o título ficou Will Ronzio em um pódio que ainda teve Leo Lima em segundo lugar e Fael Sabella na terceira posição.
“A sensação de conquistar o título de campeão brasileiro é indescritível. Estou vivendo um sonho que parecia distante por conta das responsabilidades diárias. Mas dessa vez aconteceu. Não sou local da Barriga da Velha, mas já disputei várias competições lá e a energia do pico é imensa”, comemora Will Ronzio.
“A competição foi irada e acho muito importante ter eventos assim principalmente para a categoria Profissional, que os números de campeonatos são muito baixos. A organização está de parabéns e o nível estava altíssimo. Muito bom rever os amigos em um pico que tem muita história no Downhill Slide. Isso já vale muito. E ainda sair como campeão realmente foi um sonho realizado. Parabéns a todos envolvidos”, completa o skatista que se sagrou campeão brasileiro Profissional pela primeira vez.
Categorias Amadoras
Entre os amadores, Guilherme da Silva Gonçalves se sagrou campeão brasileiro de DHS. A categoria Masculino Amador ainda teve Matheus Muller em segundo lugar e Guilherme da Silva Ferreira em terceiro.
Alisson Jucá levou o título no Longboard em um pódio que ainda teve Erinaldo de Oliveira na segunda posição e Matheus Muller em terceiro.
Na categoria Feminino Amador, Victoria Nascimento conquistou o título no DHS, com Monica Santos em segundo lugar. No Longboard, Juliana Castro se tornou campeã brasileira, dividindo pódio com Andreya Barros, segunda colocada, e Bel Aranha, terceira.
Campeonato Brasileiro de Downhill Slide 2024
Integrando a Virada Esportiva de São Paulo (SP), o Campeonato Brasileiro de Downhill Slide 2024 foi organizado pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
A competição contou com apoio de Academia Black Finess Club, Black Sheep Skateboard, CrazyNboard, Diex Skateshop, Dropp Street Wear, Fomo Vertical, Red Beach, Loja Dog Brothers, Favela Action, Mission Skateshop, Shock Skateboard, Sun7 Skatepark, WNF Oleos Essenciais e Dr. Leandro Siqueira - Quiropraxista e Massoterapeuta.
Leia Mais
Patrocínio


