Delegação brasileira definida para o Mundial de Slalom, em setembro, na Itália

Publicado em: 01/07/2024 13:15

Delegação brasileira definida para o Mundial de Slalom, em setembro, na Itália

Thiago Gardenal - Foto: Ricardo Couto

A delegação brasileira já tem a definição dos nomes que representarão o país no Mundial de Slalom, entre os dias 11 e 15 de setembro, em Chieti, na região dos Abruzos, ao leste de Roma (ITA). Um total de seis skatistas do Brasil estarão no evento: Bruno Oliveira (Santo André-SP), Thiago Gardenal (Taboão da Serra-SP), Pedro Frangulis (São Paulo-SP), André Gomez “Rasta” (São Paulo-SP), Bruno Bou Haya “Nobru” (Rio de Janeiro-RJ) e Marina Nóbrega (São Paulo-SP) estarão na Itália.

“A preparação do Time Brasil de Skate Slalom está sendo de quatro treinos por semana, mais academia e outros treinos por fora. Estamos fazendo uma preparação super forte, com toda experiência que a gente pegou nos últimos eventos internacionais, modificando algumas coisas como setup, tipo de treino, coisas específicas do skate, como ângulo, bushing. Vai ser um time muito forte. Acho que o mais forte que já foi pra fora de toda essa história do Brasil no Slalom. Espero que a gente consiga trazer medalhas e boas colocações”, destaca Thiago Gardenal, campeão do circuito mundial da International Slalom Skateboard Association (ISSA) na categoria Amador em 2010.

O Slalom brasileiro vive momento de destaque na cena internacional. Em 2023, pela primeira vez na história, o Brasil fechou o ranking da ISSA com dois skatistas no top 10 da categoria Profissional: Bruno Oliveira (7º) e Thiago Gardenal (8º). Além disso, Pedro Frangulis (2023) foi vice-campeão mundial da ISSA na temporada passada na categoria Amador — feito já alcançado por Bruno Oliveira em 2014. Também no ano passado, Bruno Bou Haya “Nobru” (11º) e André Gomez “Rasta” (16º) fecharam o ranking do circuito mundial da ISSA no top 20 da categoria Amador. Entre as mulheres, Marina Nóbrega ficou com a 10ª colocação do ranking mundial amador.

“Temos o apoio da USP, com a liberação de uma ciclofaixa. A gente treina à noite. Circuitos com mais de 100 cones para treinar bastante resistência. São circuitos bem difíceis em questão de técnica. Estamos no caminho certo porque a gente vem de uma experiência desde a Argentina, no ano passado. Estamos trazendo muita bagagem. Muita coisa que a gente acaba observando. O que tira um pouco nosso foco é a preocupação financeira, pois estamos arcando com tudo isso do nosso bolso. Tanto na preparação quanto passagem aérea, hospedagem, aluguel de carro”, afirma Thiago Gardenal.

“Sei que é um campeonato de alto nível e preciso elevar muito meus treinos. Estou andando de 2 a 3 horas, cinco vezes na semana. Fora o acompanhamento da minha fisioterapeuta Giovanna Donadi, com treinos para fortalecimento, o acompanhamento nutricional da Vivi Barros e as idas semanais à academia. Tudo isso tem feito com que dedique 80% do meu tempo livre para o campeonato. Já os outros 20% é a Nina empresária que está buscando parcerias e apoios para essa viagem”, comenta Marina Nóbrega.

“Ser a primeira mina brasileira a competir um mundial no Slalom não é para qualquer um. E tenho total noção da importância disso para o cenário feminino. O meu principal foco é tornar essa modalidade mais conhecida e que seja, cada vez mais, ocupada por nós mulheres. E com a visibilidade de um campeonato mundial isso só tem a acrescentar nesse meu objetivo. Incentivar, inspirar e construir essa modalidade aqui no Brasil com a minas”, completa a skatista.

O Mundial na Itália contará com as provas tradicionais de Giant Slalom, Hybrid Slalom e Tight Slalom, com formato Open (categorias Profissional e Amador correndo junto). Recentemente, no Campeonato Europeu, em Massy, comuna francesa localizada no sudoeste de Paris (FRA), Thiago Gardenal foi o quinto nas disputas de Giant da categoria Pro. Entre os amadores que estarão no mundial, Pedro Frangulis fez pódio nas três modalidades de disputa: campeão na Tight e terceiro na Hybrid e na Giant. André Gomez “Rasta” foi o sexto na Tight.

“Estou muito feliz de ter me classificado para o World Skate Games. Além disso, junto com meu grande amigo Thiago Gardenal, que é quem me apresentou a modalidade, e com o Bruno Oliveira, que além de integrar a comissão de skatistas da CBSk e trabalhar para a ISSA, também representa o skateboard do Brasil demais. Vai ser o evento com o nível mais alto de todos que eu já fui. Expectativa a mil, de fazer o melhor possível. O Time Brasil está mais unido do que nunca, estamos movimentando o Slalom, trazendo novos integrantes, a modalidade está muito mais forte no Brasil. Vai ser uma experiência inesquecível. Espero que a gente consiga trazer um resultado bacana, mas o mais importante é representar bem o Brasil. Quero agradecer a todo mundo que me ajudou, principalmente meu irmão Georgios com a Oakberry, me patrocinando, e a CBSk, que está sempre junto. Vai ser um evento de peso, muitos brasileiro indo, todos amigos, vamos curtir essa experiência única”, afirma Pedro Frangulis.

Dentro desse bom momento do Slalom brasileiro, na temporada passada, Thiago Gardenal ainda conquistou o bronze para o Brasil nas disputas de Giant da categoria Profissional na Copa do Mundo em Paris (FRA). Em solo brasileiro, ele e Bruno Oliveira fizeram pódio duplo com título e segundo lugar na categoria Pro do ISSA - 25 Cone World — evento que é realizado com etapas ao redor do mundo, considerando as tomadas de tempo de todos os lugares para formar a classificação geral.

“Estou classificado, mas tem a possibilidade de que eu trabalhe no evento. Esse deve ser o maior campeonato de Slalom que já teve na história do Skate, com maior participação, organização. O Time Brasil de Skateboarding Slalom está se preparando forte. A expectativa é grande. Vão ter skatistas do mundo todo, como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Espanha, Suécia, Reino Unido, Letônia, República Tcheca, Austrália, China, Japão e até um skatista do Marrocos”, completa Bruno Oliveira, que representará o Brasil seja na organização do evento ou entre os competidores.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Presidente Wilson, s/n (Parque Municipal Roberto
Mário Santini/ Emissário Submarino/ Quebra-Mar)
Bairro: José Menino Santos/SP - CEP 11065-201 / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia