Ivan Monteiro e Carla Karolina levam título do Street no STU National

Publicado em: 04/02/2024 20:45

Ivan Monteiro e Carla Karolina levam título do Street no STU National

O Skateboarding não se cansa de contar histórias de superação, o que o torna ainda mais apaixonante. E Florianópolis presenciou mais duas neste domingo (04), nas finais da modalidade Street na etapa de abertura do STU National 2024. No masculino, o campeão foi o paulista Ivan Monteiro, que ganhou fazendo a mesma manobra que ocasionou uma fratura num osso do braço há cinco meses e o levou a repensar o futuro. Entre as meninas, título para a alagoana Carla Karolina, que afirmou que precisava inovar para fortalecer o seu nível de skate.

A lesão de Ivan Monteiro no rádio do braço esquerdo aconteceu na Suíça, em setembro do ano passado, numa qualificatória olímpica, num treino justamente na véspera da competição. Lá mesmo realizou uma cirurgia, em que colocou uma placa e um parafuso que tem até hoje. Afirma ter voltado a andar de skate até um pouco antes da hora, seis semanas depois, já na etapa de Recife do STU National, em novembro. No mês seguinte, ainda disputou outra etapa do Mundial de Street, no Japão. Todas as dúvidas pairavam no ar naquele momento.

“É uma lesão que coloca você para baixo, você começa a se questionar, principalmente quando está voltando, num nível abaixo em relação ao que fazia antes. Voltei até um pouco antes da hora, sei disso, ainda estava ruim e qualquer esbarrão a mão doía. Não tinha força, o osso ainda estava frágil. Mesmo assim, encarei para me puxar. Depois de Recife, veio Tóquio, e também não consegui acertar minhas manobras. Você se convence de que está bem, mas não é assim. Fui para não me frustrar e acabei me frustrando”, relatou Ivan.

Frustração que praticamente chegou ao fim neste domingo, numa apresentação digna de um skatista de nível muito alto. Com uma nota 84,27, ele já tinha certeza de que seria muito difícil fazer uma outra melhor e até mesmo de ser superado pelos cinco outros finalistas, pela perfeição das manobras e movimentos. E não deu outra. Vice para João Lucas Alves, o Xuxu, e terceiro lugar para Wallace Gabriel, o melhor da semifinal.

“Sabia que seria muito difícil fazer uma linha melhor do que a que fiz na primeira volta. De qualquer maneira, você tenta inventar alguma coisa que chame mais a atenção dos juízes. Acertei tudo o que tinha treinado e ainda tentei outras que não estava treinando. Sabia que tinha feito o meu máximo assim que entrei na pista pela primeira vez. Por tudo o que passei, tenho que valorizar demais esse resultado aqui em Floripa, ainda mais fazendo a linha que me deu o título com a mesma manobra que quebrei o braço”, finalizou.

No feminino, Carla Karolina também esteve impecável. Assim como Ivan Monteiro, ainda sem saber, também garantia o título já na sua primeira volta. O que ela mesma afirma ter sido uma superação no seu modo e estilo de andar de skate. Mais concentrada, até mais experiente, não deu chance para que fatores externos atrapalhassem aquilo em que estava focada e pronta para fazer. Fruto de muito treino, admite.

“Treinei bastante nos últimos dias para começar o ano da melhor forma. Ter acertado minha volta de primeira foi perfeito pra mim. Até aproveitei para inovar um pouco, mandando manobras que nunca tinha feito antes em outros campeonatos. Então, com certeza me superei. Essa nova pista é bem ampla, gosto de andar em pistas assim, porque consigo aproveitar mais o meu skate, andando mais rápido.  E o nível de todas estava bem alto, o que me puxou ainda mais. Espero me manter bem para continuar mostrando meu melhor skate”, disse Carla Karolina, campeã com a nota 62,16 em um pódio que ainda teve Isabelly Ávila na segunda posição e Rafaela Murbach no terceiro lugar.

O STU National de Florianópolis teve o patrocínio master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e contou com patrocínios da Prefeitura de Florianópolis e da Monster Energy. Eletromídia e Altermark foram as parceiras oficiais, com Drop Dead e Associação Brasileira de Paraskate como apoiadoras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.

RESULTADO FINAL - STREET MASCULINO

1º – Ivan Monteiro – 84,27

2º – João Lucas Alves – 77,75

3º – Wallace Gabriel – 75,88

4º – Kalani Konig – 73,43

5º – Sebastian Simonetto – 62,59

6º – Gabriel Fortunato – 60,16

Ranking - Street masculino

RESULTADO FINAL - STREET FEMININO

1º – Carla Karolina – 62,16

2º – Isabelly Ávila – 60,53

3º – Rafaela Murbach – 60,31

4º – Kemily Suiara – 58,17

5º – Maria Lúcia Rocha – 50,93

6º – Viviane Orlando – 39,81

Ranking - Street feminino

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

(11) 32851239.

    FILIADOS - ENTRARFILIE-SE

    Precisa de ajuda? Baixe o tutorial de acesso!

    Cadastro de Responsável

    responsável

    Sistema e Tecnologia