CBSk renova licença do quadro de arbitragem até final de 2024

Publicado em: 16/01/2024 13:15

CBSk renova licença do quadro de arbitragem até final de 2024
A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) renovou a licença do quadro de arbitragem da entidade até o final de 2024. Os mais de 300 profissionais que integram a relação foram formados durante os dois cursos de arbitragem realizados em 2022 em parceria com as entidades filiadas à CBSk.
 
Em 2023, parte desses profissionais passou por mais um curso com foco nas etapas do Circuito Brasileiro Open de Park e Street (STU National) e também do Circuito Brasileiro Profissional de Skateboarding.
 
 
Quadro de arbitragem
A CBSk conta com mais de 300 profissionais, entre coordenadores de notas, diretores de prova, juízes e locutores, habilitados para serem escalados em campeonatos homologados pela entidade.
 
O trabalho de qualificação de 2022 fez com que o número de árbitros quase dobrasse em relação ao quadro de arbitragem anterior. Desse número, cerca de 15% é formado por mulheres. Foram quase 50 mulheres formadas, o que representou um número cinco vezes maior do que o panorama antes do curso.

Os dois cursos realizados também conseguiram abraçar todas as regiões do país. No total, 11 estados, além do Distrito Federal, receberam os treinamentos presenciais. Na prática, profissionais de 19 estados, além do Distrito Federal, foram aprovados pelo curso:

Amapá (1); Bahia (10); Ceará (9); Distrito Federal (10); Espírito Santo (16); Goiás (3); Maranhão (13); Mato Grosso (3); Minas Gerais (17); Pará (16); Paraíba (3); Paraná (25); Pernambuco (2); Piauí (14); Rio de Janeiro (34); Rio Grande do Norte (2); Rio Grande do Sul (16); Santa Catarina (31); São Paulo (105); e Sergipe (1).

Em 2022, os cursos aconteceram em duas oportunidades: entre março e maio e entre junho e julho. Em ambas, a primeira fase ocorreu de forma online, com 22 horas de palestras gravadas, em material construído com 14 especialistas nas mais diferentes áreas do Skateboarding. Depois, o treinamento presencial passou por um total de 12 cidades, com aulas práticas voltadas aos alunos aprovados na fase anterior.
 
Entre o final de junho e o início de julho de 2023, a CBSk promoveu, em São Paulo (SP), um novo treinamento com parte do grupo aprovado nos cursos de 2022. Foram nomes do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
 
Parceria com as entidades filiadas
A fase presencial dos cursos de arbitragem de 2022 foram aplicadas pela CBSk em parceria com as entidades filiadas. O treinamento passou por:

Bahia (Federação de Skateboard do Estado da Bahia);
Ceará (Federação Estadual de Skate do Ceará);
Distrito Federal (Federação de Skate do Distrito Federal);
Espírito Santo (Associação Capixaba de Skate);
Maranhão* (Federação Piauiense de Skateboard);
Minas Gerais (Federação Estadual de Skate de Minas Gerais);
Pará (Federação Paraense de Skate);
Paraná (Associação PRa Skate e Federação de Skate do Paraná);
Rio de Janeiro (Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro);
Rio Grande do Sul (Federação Gaúcha de Skate);
Santa Catarina (Federação Catarinense de Skate);
São Paulo (Associação Feminina de Skate, Associação de Skate da Zona Sul de São Paulo e Federação Paulista de Skate).

*Obs.: o evento do Piauí aconteceu no Maranhão pela parceria que há entre os dois estados.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

(11) 32851239.

    FILIADOS - ENTRARFILIE-SE

    Precisa de ajuda? Baixe o tutorial de acesso!

    Cadastro de Responsável

    responsável

    Sistema e Tecnologia