Você está em:
Thiago Gardenal é o campeão brasileiro de Slalom 2023
Publicado em: 20/12/2023 20:20

Thiago Gardenal é o campeão brasileiro de Slalom de 2023! O skatista conquistou o título das três modalidades em disputa na Final Brasileira, se sagrando campeão overall do evento. O pódio geral ainda teve Bruno Oliveira na segunda posição e o britânico Louis Selby em terceiro. Entre as mulheres, Marina Nóbrega Borges, a Nina, ficou com o primeiro lugar nas três modalidades e foi a campeã overall, com Thiz Bertoni na segunda posição. A competição foi realizada em Caieiras (SP), no final de semana dos dias 9 e 10 de dezembro, tendo como palco a Avenida Manoel Gomes.
A Final Brasileira de Slalom teve peso máximo no ranking da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), somando como evento 4 estrelas. Além de definir os campeões nacionais das categorias Masculino e Feminino Open, o evento somou pontos para o ranking mundial da International Slalom Skateboarding Association (ISSA), com peso de Main (atrás apenas do Mundial).
"Ouso dizer que foi o melhor ano que a gente já teve na história do Slalom no Brasil. No final do ano passado a gente criou o Time Brasil e esse ano a gente fez uma união muito forte. Todo mundo muito empenhado em fazer as coisas acontecerem. O Brasil participou de três etapas fora e organizamos mais duas etapas aqui. Fizemos aquele primeiro campeonato em Caieiras. Foi um sucesso. Novamente conseguimos homologar como etapa do circuito internacional. Além disso, valeu como final brasileira. A gente está muito feliz. Muita gente nova vindo", destaca Thiago Gardenal.
Ao longo dos dois dias, Caieiras (SP) recebeu disputas das modalidades Dual Tight Slalom (2 circuitos emparelhados), Dual Hybrid Slalom (2 circuitos emparelhados) e Single Lane Giant Slalom (tomada de tempo).
Thiago Gardenal garantiu o primeiro lugar das três modalidades. Na Tight, Bruno Oliveira ficou com a segunda posição, seguido pelo britânico Louis Selby. Bruno Bou Haya “Nobru” foi o segundo colocado na Hybrid, com Bruno Oliveira em terceiro. Na Giant, Louis Selby foi o segundo e Pedro Frangulis o terceiro.
"O nível está muito alto. Os nove primeiros estavam todos dentro do mesmo segundo. O que só acontece nos campeonatos lá fora. Entrei determinado a ganhar. Fui bem focado. O próprio inglês, que também é skatista profissional, ficou em terceiro. O Frangulis estava batendo na trave, com o quarto lugar. Falei pra ele: faz assim. A gente se ajuda muito porque queremos ver os brasileiros no topo", comenta Gardenal que, em 2023, ficou com o bronze na Giant na Copa do Mundo de Slalom, em Paris (FRA).
Marina Nóbrega Borges, a Nina, e Thiz Bertoni foram as representantes do skateboarding feminino. Nina levou a melhor nas três modalidades, com Thiz Bertoni na segunda posição.
A Fina Brasileira de Slalom distribuiu premiação em dinheiro (R$ 10 mil no total) entre os cinco primeiros da categoria Masculino Open e para as duas representantes da Feminino Open. Além de premiação em produtos e medalhas do sexto ao 10º da Masculino Open.
"A gente só conseguiu organizar essa segunda etapa por causa da CBSk. Estamos com uma parceria muito forte com a Oakberry, que ajudou também a gente. Mas a CBSk foi 75% do que foi disponibilizado. Para o ano que vem temos dois eventos muito bem engatilhados. Estamos muito empolgados", completa o campeão brasileiro de 2023.
A Final Brasileira de Skate Slalom CBSk Caieiras 2023 Skate Slalom contou com patrocínio de Oakberry, realização de Team Brazil Slalom Skateboarding e homologação da International Slalom Skateboarding Association (ISSA), da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e da Federação Paulista de Skate (FPS).
Promoção da Secretaria de Esportes e Juventude e da Secretaria de Ação Cultural e Turismo da Prefeitura de Caieiras e do vereador Juninho.
Apoio com premiação em produtos de Oakberry, CBSk, G-SHOCK, Six Trucks, THills, Landfeet, WNF, ZMZ e Mission Skateshop.
Leia Mais
Patrocínio


