Você está em:
Brasileiro de Freestyle na Praça Duó define campeões da modalidade em 2023
Publicado em: 31/10/2023 11:40

A Praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu o Campeonato Brasileiro de Freestyle 2023, no último final de semana (28 e 29). As disputas foram realizadas dentro da programação do STU Open Rio graças a uma parceria entre STU e Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk). Esse trabalho abriu essa possibilidade de integração, com a presença da modalidade dentro do evento.
Na categoria Masculino Profissional, o título de campeão brasileiro ficou com Gustavo Kennedy, do Rio de Janeiro (RJ). O pódio ainda teve Rene Shigueto, de São Paulo (SP), na segunda posição e Marcio Torres, também de São Paulo (SP), em terceiro.
"Foi uma honra estar nesse grande evento e de ter encontrado mais uma vez toda a galera do Freestyle e ver a modalidade junto ao Street. Foi uma grande integração que não se via há muito tempo. Que venham mais eventos assim", comenta Gustavo Kennedy.
"Sobre minha conquista, eu diria que foi uma superação ali na hora. Minha trave do truck dianteiro, que já não estava muito boa, quebrou logo na primeira volta e isso mudou tudo que eu tinha planejado. Concluí a volta com o skate do amigo Mauro Correa, o mesmo que me emprestou sua trave rapidamente para que eu voltasse para uma segunda volta melhor. O nível da competição estava acirrado, mas felizmente tudo acabou dando certo no final. Às vezes nem tudo está perdido, só temos que acreditar e seguir em frente", completa o campeão brasileiro.
Entre os Pro Masters, Rogerio Antigo, de São Paulo (SP), se sagrou campeão. Edmar Marroca, do Rio de Janeiro (RJ), ficou com o segundo lugar do pódio e Paulo Folha, de São Paulo (SP), terminou na terceira colocação.
“Estamos agradecidos e extasiados pelo final de semana sensacional no STU do Rio de Janeiro 2023. Desde 1990, acredito, que a gente não fazia parte de uma integração dessa. A última vez acho que foi em Londrina, onde o Freestyle e o Street partilharam do mesmo espaço em um evento. Me lembro até hoje daquele campeonato. Estádio lotado. Foi lindo. A modalidade acredita que pôde abrilhantar ainda mais o evento que não é só de skate, mas também de toda a cultura. Acho que esse é um dos maiores eventos do mundo. A vibe, o show, o nível técnico dos atletas, das meninas, do pessoal do Park, do Street, do Freestyle. Que nível absurdo. Foi o campeonato do mais alto nível que eu já vi. Em suma, foi show. A vibe, a colaboração entre todos os envolvidos, desde o limpador da área até o gestor do evento, sempre solícitos. Foi extremamente significativo para o sucesso desse evento”, destaca Rogerio Antigo.
Às vésperas de completar 50 anos de skate, o campeão brasileiro Pro Master de 2023 destaca a importância da conquista após um 2022 difícil, se recuperando de uma lesão. “Agora em 2024 eu vou fazer 50 anos praticando. Comecei em 1974. Fico muito feliz de ver essa interação e ainda mais de ter conquistado a primeira colocação. Depois de eu ter tido um ano de 2022 muito difícil. Quebrei a perna. Fiquei engessado um bom tempo de perna para o alto. Cinco meses praticamente sem pisar no chão. Coloquei cinco parafusos. E acabei conquistando o primeiro lugar. Acho que as palavras que definem são superação e paixão pelo skateboarding. Em suma, nós adoramos. Esperamos no próximo ano poder estar juntos de novo”, completa.
Na categoria Masculino Amador, o pódio teve três skatistas de São Paulo (SP): Jacinto Jaça no lugar mais alto, Wesley Veiga segunda posição e Igor em terceiro lugar. Entre os Masters, Rome Vieira, de Carangola (MG), ficou com o título, seguido por Julio Síndico, de São Paulo (SP), na segunda posição, e Cícero Braz, também de São Paulo (SP), em terceiro. Daniel Correa, de Guarapari (ES), foi o representante da categoria Iniciante.
Entre as mulheres, o evento contou com a presença de Yukiko Murayama, japonesa radicada em São Paulo (SP), que levou o título, e Paula Conceição, mais um nome de São Paulo (SP).
O Campeonato Brasileiro de Freestyle conta com realização da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), homologação da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ) e apoios de STU, Voxx Brasil, FLH Skateboard, Infinito Skateboard, PIXAIN HIPHOP, Edmar Marroca, REVERSE FANZINE, Campeonatos de Skate, LandFeet e Deccs Magazine.
Classificação geral
Masculino Profissional
1º - Gustavo Kennedy - Rio de Janeiro (RJ)
2º - Rene Shigueto - São Paulo (SP)
3º - Marcio Torres - São Paulo (SP)
4º - Kauê Araujo - São Paulo (SP)
5º - Bruno França - Sorocaba (SP)
Masculino Pro Master
1º - Rogerio Antigo - São Paulo (SP)
2º - Edmar Marroca - Rio de Janeiro (RJ)
3º - Paulo Folha - São Paulo (SP)
4º - Brownzinho Mendes - São Paulo (SP)
5º - André do Ipiranga - São Paulo (SP)
6º - Felipe Banana - Rio de Janeiro (RJ)
7º - Tai Tai - Rio de Janeiro (RJ)
8º - Celso Chefe - Rio de Janeiro (RJ)
Masculino Amador
1º - Jacinto Jaça - São Paulo (SP)
2º - Wesley Veiga - São Paulo (SP)
3º - Igor - São Paulo (SP)
4º - Elias Ferreira - Rio de Janeiro (RJ)
5º - Lui Justo - São Paulo (SP)
6º - Ademir Oliveira - São Paulo (SP)
7º - Franklin Cravo - São Paulo (SP)
8º - Mayron Valladão - Rio de Janeiro (RJ)
Masculino Master
1º - Rome Vieira - Carangola (MG)
2º - Julio Síndico - São Paulo (SP)
3º - Cícero Braz - São Paulo (SP)
4º - Mauro Correa - Guarapari (ES)
5º - Edson Santos - Magé (RJ)
Masculino Iniciante
1º - Daniel Correa - Guarapari (ES)
Feminino Amador
1ª - Yukiko Murayama - São Paulo (SP)
2ª - Paula Conceição - São Paulo (SP)
Clique aqui e confira o ranking brasileiro de Freestyle 2023!
Leia Mais
Patrocínio