Você está em:
Lucas Rabelo lidera quartas de final do STU Open Rio
Publicado em: 27/10/2023 02:10

Um STU Open Rio em um novo formato de disputa, que promete agitar ainda mais as pistas da Praça Duó, na Barra da Tijuca. E tudo já começou nesta quinta-feira (26/10), com as eliminatórias masculinas. Um dos destaques do dia foi Lucas Rabelo, da Seleção Brasileira, com a maior nota do dia na modalidade Street, chegando com moral elevada às quartas de final desta sexta (27/10). Fase em que se iniciam as novidades desta sexta edição do principal evento de skate e cultura urbana do Brasil. No Park, Pedro Carvalho, também da Seleção, tinha o melhor desempenho quando, já no fim da última bateria, a chuva caiu e adiou a definição dos classificados.
As alterações nas duas modalidades são as mesmas. Começando pelo Street, numa pista com boas variações de corrimãos, escadas, bancos e rampas, dos 27 skatistas das eliminatórias avançaram os 15 melhores para as quartas, que se juntam ao campeão do ano passado, o brasileiro João Lucas Alves, o Xuxu, mais um nome da Seleção, formando quatro baterias com quatro nomes em cada uma. Destes 16 nomes, irão se classificar às semifinais de sábado apenas os dois melhores de cada bateria, um total de oito skatistas. Desta vez, formam-se duas baterias com quatro nomes em cada, passando os três melhores de cada para a grande final de domingo.
Nas eliminatórias, cada skatista tinha direito a três voltas de 60 segundos, valendo a melhor delas em termos de classificação às quartas de final. E quem garantiu a maior das notas no primeiro dia de competição foi justamente Lucas Rabelo. Numa apresentação grandiosa frente aos demais, esse cearense de Fortaleza, que no fim de semana ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Chile, passou com a maior nota (80,84), único a superar a casa dos 80 pontos.
“Primeiro dia de evento, ainda estamos destravando algumas coisas. Como vim na última bateria, consegui analisar um pouco o que estava acontecendo. Estou feliz aqui, o Rio de Janeiro é um lugar em que me sinto bem confortável, em casa mesmo, e é legal presenciar esse alto nível de skate com vários amigos. É o nosso trabalho, mas buscamos levar na diversão de certa forma. Amanhã começa tudo do zero e vamos pra cima. Sempre temos mais manobras para mostrar, guardamos algo diferente quando passamos de fase. É saber jogar o jogo. Quanto ao Pan, foi um sonho realizado. Feliz demais por poder representar o Brasil e trazer essa medalha”, disse Lucas Rabelo.
Exatamente o mesmo formato foi adotado no Park. A única diferença aqui é que os skatistas têm direito a três voltas, mas de 45 segundos cada. Também avançam às quartas os 15 melhores, que se juntarão ao já pré-qualificado, campeão da edição 2022, o australiano Keegan Palmer. O problema é que, faltando apenas três nomes a completarem a última volta da última bateria, a chuva resolveu cair e a organização, após conversa com o trio, definiu o adiamento dessa reta final para às 12h10 desta sexta, quando serão conhecidos, enfim, os classificados.
Até ali, o melhor desempenho no bowl da Praça Duó era de Pedro Carvalho, skatista natural de Florianópolis (SC). No fim da sua apresentação, ele se dizia feliz por ter seus pais, avós, namorada, irmãos e amigos o acompanhando de perto no Rio, lugar que considera muito especial. Realmente, o visual da praia da Barra da Tijuca e a presença em peso da família o fizeram muito bem nessa abertura do STU Open Rio.
“Estou muito feliz com o que fiz. Estou aqui no Rio há 15 dias treinando essa linha, e poder chegar hoje e acertar ela foi incrível. Foi um nível bizarro de técnica na pista. O STU Open dá essa possibilidade de os gringos virem também e se juntarem ao que a gente tem de melhor aqui no Brasil. Os próximos dias serão ainda mais sinistros, porque teremos esse novo formato, com cabeças de chave já nas quartas, mais ou menos como acontece no surfe. Estou ansioso para saber como vai ser e com quem vou andar. Espero que eu entre numa bateria irada e consiga mostrar meu rolê”, afirmou.
O STU Open Rio 2023 é apresentado pelo Banco BV, viabilizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e tem patrocínio de Monster Energy, Oi, Enel e Tiger, a cerveja oficial do STU. A Bic é a parceira especial, com CBSk, Baw, Altermark e Eletromidia como parceiros oficiais. Conta com apoio da ABPSK e da Drop Dead, além de apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca. Windsor e LSH by Own são os hotéis oficiais e a Rádio Cidade é a rádio oficial do evento.
RESULTADO STREET MASCULINO
(os 15 classificados para as quartas)
1 – Lucas Rabelo – 80,84
2 – Angelo Caro – 74,44
3 – Giovanni Vianna – 73,22
4 – Abner Pietro – 72,64
5 – Filipe Mota – 70,50
6 – Richard Tury – 69,47
7 – Matias Dell Olio – 68,97
8 – Kalani Konig – 64,78
9 – Deivid Tuesto – 63,31
10 – Gabryel Aguilar – 62,10
11 – Wallace Gabriel – 61,30
12 – Matheus Mendes – 57,81
13 – Jake Ilardi – 56,30
14 – Jhancarlo Gonzales – 56,08
15 – Sebastian Simonetto – 55,25
Leia Mais
Patrocínio


