Você está em:
Skatistas da Seleção Brasileira lideram semifinais do STU National em São Paulo (SP)
Publicado em: 23/09/2023 22:05

As altas temperaturas (perto de 35 graus) marcaram as disputas de sábado (23) do STU National, em São Paulo (SP). O dia terminou com as quatro finais definidas: Gabryel Aguilar e Rayssa Leal foram os melhores no Street enquanto Fernanda Tonissi e Augusto Akio fecharam como os primeiros do Park - quatro nomes da Seleção Brasileira. O domingo (24) fechará o evento no Parque Estadual Cândido Portinari com um total de 21 nomes da Seleção Brasileira nas finais, entre Principal e Júnior.
A semifinal masculina do Street abriu as disputas do sábado (23), entre o final da manhã e o início da tarde. O paulistano Gabryel Aguilar liderou com nota 73,96. Ismael Henrique (71,90) e Kalani Konig (70,93), da Seleção Júnior de Park, ficaram com a segunda e a terceira posição, respectivamente.
“O calor está matando! Você faz uma volta, vai para a sombra, bebe água, depois você volta e parece que ficou cinco horas sem beber água. Mas, tirando isso, a pista está animal, proporcionando um skate bem style. Sobre meu desempenho, estou feliz comigo mesmo. Fiz o que queria fazer, não me afobei e dei minhas manobras. Todo mundo que está aqui tem um alto nível de skate e tenho certeza de que todos vão surpreender na final de amanhã”, disse Gabryel Aguilar.
A sequência do evento foi de semifinal feminina para o Park. Fernanda Tonissi, de apenas 16 anos, seguiu Isadora Pacheco (2ª - 58,37), também da Seleção, até a terceira e última volta, quando cravou uma nota 60,40 e se garantiu na primeira colocação. Sofia Godoy, mais um nome da Seleção, ficou com a terceira posição (53,17).
“Sou aqui de São Paulo e treino bastante nessa pista. Eu me preparei bem para a etapa, mas garanto que ninguém estava preparado para esse calor. Meu Deus! Agora, é descansar para voltar com ainda mais energia para a final de amanhã. Infelizmente, muitas das skatistas mais experientes, como Dora, Yndi e Raicca, não vieram, mas podemos ver uma geração muito forte, uma oportunidade muito boa para essas meninas. É o crescimento do skate feminino, o que é legal demais”, declarou Fernanda Tonissi.
Após o Park, o Street voltou às disputas com a semifinal feminina. Na primeira das duas voltas de 45 segundos, Rayssa Leal cravou a melhor nota: 63,57. Mais dois nomes da Seleção Brasileira fecharam o grupo das três primeiras: Gabriela Mazetto (2ª - 57,70) e Pâmela Rosa (3ª - 49,73).
“A gente viaja mais do que fica em casa e, em muitos lugares, competimos mais em lugares fechados, dentro de arenas. Mas andar com esse calorzinho de casa também é bom. Além de estar quente, a pista é nova e está refletindo bastante, o que emana ainda mais calor. Mas, na real, a felicidade é tanta por estar aqui que a gente até esquece quando está ali dentro andando. É sempre muito bom competir no Brasil. O público é diferente, apaixonado, um combustível a mais pra gente”, declarou Rayssa.
O Park masculino fechou o dia. Depois das três voltas de 45 segundos a que cada skatista tem direito, valendo sempre a melhor delas, Augusto Akio cravou uma nota 85,00 e avançou em primeiro para a grande final deste domingo (24). Kalani Konig (83,17), integrante da Seleção Júnior de Park, e Luigi Cini (81,83), mais um nome da Seleção Principal, ficaram com a segunda e a terceira posição.
“Essa minha fase é um entendimento um pouco melhor sobre minha vida, a compreensão de que não sou só eu aqui no campeonato. Sozinho, mesmo tendo passado em primeiro, não sou nada. Na verdade, é um estado de gratidão. É tão bom podermos fazer o que a gente gosta. Hoje, não foi diferente, e mais legal ainda por ser sempre ao lado dos amigos, que também aproveitaram a chance de andar nessa pista de altíssimo nível. Espero que as arquibancadas estejam lotadas de novo amanhã e que o público se entregue, olhe para os skatistas e vibrem junto com eles e por eles”, comentou Augusto Akio.
Kalani Konig também esteve entre os destaques do sábado (23), com a terceira posição na semifinal do Street e a segunda na do Park. Pela primeira vez na carreira, o catarinense de Florianópolis, de apenas 16 anos, conseguiu se classificar para as finais das duas modalidades em uma edição do STU National. Por muito pouco o mesmo já não tinha acontecido na última etapa, em Porto Alegre (RS), quando, inclusive, foi campeão no Park.
“Sim, sim. Pela primeira vez consigo chegar às duas finais na mesma etapa. Em Porto Alegre, fiquei em nono na semifinal, a apenas uma posição de avançar para a final. E por 30 décimos! Mas pode gravar aí: quero ganhar o Park aqui em São Paulo e fazer pódio no Street. Vamos ver o que vai acontecer amanhã. Digamos que o Park é mais a minha praia, entendo mais, mas gosto demais do Street também. Tem uma galera de peso nas duas finais, muitos amigos, só gente que anda muito. Certeza de que todos nós vamos nos divertir”, completou Kalani.
Um total de 21 nomes da Seleção Brasileira, entre Principal e Júnior, estarão nas finais. No Street, Gabryel Aguilar, Giovanni Vianna e Lucas Rabelo, além de Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa, Maria Almeida (Júnior), Daniela Vitória (Júnior) e Maria Lúcia Rocha (Júnior).
No Park masculino, os oito finalistas integram a Seleção: Augusto Akio, Kalani Konig (Júnior), Luigi Cini, Luiz Francisco, Pedro Quintas, Pedro Carvalho, Dan Sabino (Júnior) e Murilo Peres. Entre as meninas, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Sofia Godoy e Helena Laurino (Júnior).
A terceira etapa de 2023 do STU National é apresentada pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk). Com patrocínio de Monster Energy, Oi, Tiger e Enel, tem como parceiros oficiais a Baw e a NEOOH, além da New Era como parceira especial. E apoio de Virada Esportiva, ABPSK, AFSK e Drop Dead.
RESULTADO STREET MASCULINO
(os 8 classificados para a final)
1 – Gabryel Aguilar – 73,96
2 – Ismael Henrique – 71,90
3 – Kalani Konig – 70,93
4 – Wallace Gabriel – 68,88
5 – Giovanni Vianna – 65,77
6 – Sebastian Simonetto -64,94
7 – Lucas Rabelo – 58,26
8 – Abner Pietro – 56,61
Confira a classificação completa!
RESULTADO STREET FEMININO
(as 8 classificadas para a final)
1 – Rayssa Leal – 63,57
2 – Gabriela Mazetto – 57,70
3 – Pâmela Rosa – 49,73
4 – Maria Almeida – 44,30
5 – Isabelly Ávila – 40,80
6 – Rafaela Murbach – 39,54
7 – Daniela Vitória – 38,96
8 – Maria Lúcia Rocha – 38,79
Confira a classificação completa!
RESULTADO PARK MASCULINO
(os 8 classificados para a final)
1 – Augusto Akio – 85,00
2 – Kalani Konig – 83,17
3 – Luigi Cini – 81,83
4 – Luiz Francisco – 76,33
5 – Pedro Quintas – 74,00
6 – Pedro Carvalho – 73,00
7 – Dan Sabino – 72,50
8 – Murilo Peres – 72,00
Confira a classificação completa!
RESULTADO PARK FEMININO
(as 8 classificadas para a final)
1 – Fernanda Tonissi – 60,40
2 – Isadora Pacheco – 58,37
3 – Sofia Godoy – 53,17
4 – Fernanda Galdino – 50,00
5 – Helena Laurino – 45,13
6 – Carolyna Fachin – 43,83
7 – Lua Vicente – 42,33
8 – Marina Praxedes – 40,67
Confira a classificação completa!
PROGRAMAÇÃO:
Domingo (24/09)
9h50 às 10h50 – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
11h às 11h50 – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
14h às 14h50 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
15h às 15h50 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
16h às 16h50 – Final Paraskate Park (ao vivo TikTok STU)
17h – BEST TRICK BV
Leia Mais
Patrocínio


