Seleção Brasileira de Street realiza semana de treinos em São Paulo

Publicado em: 16/05/2023 08:55

Seleção Brasileira de Street realiza semana de treinos em São Paulo

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, entre os dias 7 e 13 de maio, mais uma semana de treinos com a Seleção Brasileira de Street. Os trabalhos foram realizados no estado de São Paulo, nas pistas do Bom Retiro, Brasil Skate Camp, Franco da Rocha, Saúde e na recém-inaugurada pista da skatista Pâmela Rosa, em São José dos Campos.

No Street masculino, participaram dos trabalhos os skatistas Eduardo Neves, Gabryel Aguilar e João Lucas Alves. No feminino, Carla Karolina, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara e Virginia Fortes Aguas.

“O skate é individual, principalmente no campeonato, mas quando a gente está em equipe um puxa o outro. Esses treinamentos são importantes porque a gente tem que deixar o skate no pé”, destaca Gabryel Aguilar.

“Sem dúvidas é uma semana muito intensa, de muito skate, de muita preparação física e mental. Com certeza isso ajuda muito. Essa semana andando de skate é muito semelhante a dos campeonatos, a dos mundiais”, afirma Eduardo Neves.

“Eu acho muito importante porque a gente está em equipe, construindo um entrosamento melhor entre nós. A gente vai puxando o skate um do outro. Cada um vai ajudando numa manobra, dando um toque e é muito bom para o entrosamento geral em equipe”, comenta Gabriela Mazetto.

“Estou bem feliz, mais um ano de seleção, ainda mais agora, voltando de lesão, com o pessoal aqui, depois de muito tempo sem andar de skate, voltando ao ritmo. Eles já estão aqui a 100 por hora. Estou tentando pegar esse ritmo de novo com eles. Agora o foco é Roma. Vou dar o meu melhor”, completa Virginia Fortes Aguas, que, recuperada de lesão, voltou a treinar com a Seleção.

O grupo contou com o suporte do consultor técnico Roger Mancha, do observador técnico Julio Detefon, do fisioterapeuta Carlos Barreto, da psicóloga Juliane Fechio e do médico Maurício Zenaide.

“Os treinos continuam intensos. Dessa vez a gente escolheu São Paulo, com muitas pistas diferentes. O objetivo era que os skatistas andassem em diferentes obstáculos todo dia. A terceira etapa da corrida olímpica acontece agora em junho. Esse ano também temos Pan-Americano em outubro. Então, foram dias de muito skate com suporte de toda a comissão técnica, com consultoria técnica, análise de vídeo, médico, fisioterapia e psicologia”, destaca Roger Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street.

“Nosso objetivo dentro da semana de treinamentos é melhorar e dar uma sobrevida para toda a parte muscular e física dos atletas. Então, com quanto menos cansaço muscular eles ficarem, para nós é melhor. A ideia sempre aqui é puxar a performance deles, tanto na parte técnica quanto na parte física. A semana aqui deve ser intensa para refletir nos momentos de competição”, completa Carlos Barreto, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Street.

A próxima competição classificatória do Street na corrida para Paris 2024 será o Pro Tour em Roma (ITA), de 18 a 25 de junho.

Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, a competição será decisiva para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, entre os dias 21 e 22 de outubro. Os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Street em 5 de julho estarão classificados - o Pro Tour de Roma será o último evento até essa data.

Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram, automaticamente, suas vagas para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021. Além deles, 

No Park, os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico em 5 de julho também estarão garantidos nos Jogos Pan-Americanos - o Pro Tour na Argentina, de 21 a 28 de maio, será o último evento do Park até essa data.

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

Até aqui, a primeira fase contou com três eventos: Pro Tour de Street - Roma-ITA (26/06 a 03/07/2022); Mundial de Street - Sharjah-EAU (29/01 a 05/02/2023); e Mundial de Park - Sharjah-EAU (05/02 a 12/02/2023).

Além deles, a World Skate também confirmou os seguintes eventos:

Pro Tour de Park - San Juan-ARG (21 a 28/05/2023);

Pro Tour de Street - Roma-ITA (18/06 a 25/06/2023);

Pro Tour de Street - Lausanne-SUI (10/09 a 17/09/2023);

Mundial ou Pro Tour de Park* - Roma-ITA (01/10 a 08/10/2023);
A World Skate ainda não confirmou se o evento será Mundial ou Pro Tour.

Pro Tour de Park - Sharjah-EAU (07/01 a 14/01/2024);

Pro Tour de Street - Sharjah-EAU (14/01 a 21/01/2024).

Os dois eventos de janeiro de 2024 em Sharjah (EAU) fecham a primeira fase da janela classificatória. Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

(11) 32851239.

    FILIADOS - ENTRARFILIE-SE

    Precisa de ajuda? Baixe o tutorial de acesso!

    Cadastro de Responsável

    responsável

    Sistema e Tecnologia